Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42518

TítuloComportamento experimental de diferentes tipos de conectores metálicos
Autor(es)Valente, Isabel B.
Palavras-chaveConexão aço-betão
Comportamento experimental
Data1-Jun-2016
EditoraAssociação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM)
RevistaMetálica: Revista da Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista
CitaçãoValente, Isabel B. (2016). Comportamento experimental de diferentes tipos de conectores metálicos. Revista Metálica (editada pela Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista), junho 2016, N 42, pp 06-14.
Resumo(s)A realização de estruturas mistas de aço e betão requer o funcionamento conjunto destes dois materiais. A ligação entre eles é conseguida com a utilização de conectores metálicos. Neste âmbito, tem sido realizada uma considerável quantidade de estudos que abordam o comportamento de diversos tipos de conectores metálicos. O desejo de obter um comportamento óptimo com custos mínimos motivou o desenvolvimento de várias soluções. Neste artigo, procura-se descrever o comportamento de diferentes tipos de conectores observado em ensaios experimentais realizados na Universidade do Minho (UM) ou em estreita colaboração da UM com outras entidades. Apresentam-se as vantagens e as desvantagens associadas a cada tipologia de conexão analisada. Para além dos usuais conectores tipo perno, discutem-se os resultados obtidos com conectores do tipo T, tipo Perfobond, tipo Crestbond e ligação por aderência.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42518
ISSN0874-3738
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ISISE - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista Construção Metálica e Mista_final.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID