Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42254

TítuloExposição «Vida e Obra do Comendador Nogueira da Silva»
Autor(es)Martins, Maria Helena Braga
Orientador(es)Bessa, Paula
Corais, Carlos Alberto do Lago Cruz
Data2016
Resumo(s)O trabalho final de Mestrado em Património e Turismo Cultural que agora apresentamos reveste-se da forma de um Relatório de Estágio que expõe e sumariza o trabalho que desenvolvemos no Museu de Nogueira da Silva. Em reuniões preparatórias com o Diretor do Museu, Prof. Doutor Carlos Corais, ficou combinado que o Estágio que aí desenvolveria teria por objetivo apresentar uma proposta de exposição comemorativa do 40º aniversário do legado de António Nogueira da Silva à Universidade do Minho. Para corresponder a tal desiderato entendi que me seria necessário desenvolver reflexão e investigação sobre várias questões. António Augusto Nogueira da Silva nasceu em 1901, em Paranhos, Porto. Com ainda alguns meses de vida os seus pais instalaram-se em Braga. Pouco se sabe sobre os seus tempos de infância e juventude. Desde cedo demonstrou capacidades excecionais para o comércio, tendo iniciado a sua vida profissional junto do seu pai com apenas 19 anos. Aos 20 anos casou-se com Maria Eugénia Gama Lobo Costa Palmeira e juntos dedicaram-se a obras de assistência e filantropia. Em 1933 fundou a primeira Casa da Sorte em Braga, casa essa que se desenvolveu e prosperou durante a sua vida, tendo expandido para as principais cidades do país e colónias. Foi um homem benemérito e filantropo que dedicou a sua vida a apoiar diversas instituições e famílias carenciadas da cidade de Braga. Mandou construir um bairro social e uma escola primária para as famílias sem a capacidade de pagar uma renda de um alojamento. Seguia a vida cristã de forma rígida, com fortes vínculos à Igreja católica. Pela sua ação benemérita foi alvo de diversas homenagens e foram-lhe atribuídas distintas condecorações e mercês honoríficas. Descendente de uma família rica, herdou da sua família uma casa sita na Avenida Central. Empreendeu obras na casa e jardins. Realizou diversas receções de gala e recebeu na sua casa destacados membros do governo, da Igreja e da sociedade. Em 1975, aconselhado por diversas personalidades, deixou em testamento a sua casa, jardins, bem como grande parte do recheio à Universidade de Minho, com a indicação de aí serem criados um Museu e um Centro de Estudo Lusíadas (CEL). O Museu Nogueira da Silva, Unidade Cultural da Universidade do Minho, conta atualmente 40 anos de existência. Detentor de um variadíssimo espólio que inclui mobiliário, porcelanas, vidros, pintura, entre outros, tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, várias atividades de caráter cultural e lúdico-pedagógico.
This Internship Report presents the work I have done in Museu Nogueira da Silva. The Director of the Museum challenged me to present a «Proposal of Exhibition “António Nogueira da Silva. At the 40th anniversary of his legacy”» to the University of Minho. In order to fulfil this purpose, I felt the need to carry on historical research about the donor, work that lead me to a varied range of documentary sources housed at many institutional archives and libraries. In this Internship Report I present the results of my historical research as well as the proposal of Exhibition. The commitment of the Director of the Museum, Professor Carlos Corais, was such that the Exhibition was inaugurated in the 16th october 2015. Therefore, this Report also describes all the process of building up the Exhibition, from the beginning of the process and until its opening to the public.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Património e Turismo Cultural
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42254
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Helena Braga Martins.pdf
Acesso restrito!
16,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID