Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41811

TítuloTurquia: país interface ocidente-oriente e o reflexo na moda como comunicação visual
Autor(es)Weiand, Roberta
Orientador(es)Broega, A. C.
Pinto-Coelho, Zara
Data2011
Resumo(s)País interface entre Ocidente e Oriente, a Turquia representa um excelente “estudo de caso” para a análise do encontro de culturas: Ocidente x Oriente, Europa x Ásia, Cristianismo x Islamismo... Tratandose de um País cosmopolita, indagamos quais serão os níveis de influências Orientais e Ocidentais encontrados na moda deste País, mais precisamente, na fotografia de moda Turca. Partindo de uma abordagem da moda como um fenómeno social e cultural e, portanto, capaz de comunicar a cultura, "rastros" de identidade e ser o reflexo de uma sociedade, desenvolvemos este trabalho, com o objectivo de identificar a identidade cultural da moda turca, através das fotografias de moda produzidas neste Pais. Afim de construir uma base para esta pesquisa, recolhemos imagens de fotografia de moda turcas disponíveis em revistas de moda feminina, catálogos de marcas de moda feminina, “outdoors” e web sites cujo conteúdo se relaciona com a moda feminina), referentes ao lançamento de coleções Outono/Inverno 2008/09, editadas na Turquia no período de Setembro e Outubro de 2008 e destinadas ao público feminino em geral. Realizamos a análise das imagens colectadas com o objectivo de traçar e reconhecer o conjunto de signos icónicos de origem Ocidental e Oriental mais proeminentes (através da aplicação de um formulário baseado em estudos semióticos). Após uma pré-seleçao das imagens do corpus, formulamos e aplicamos um questionário com a finalidade de obter, junto de sujeitos portugueses e italianos, as percepções dos traços culturais presentes nas fotografias de moda, quando visualmente confrontados com as mesmas. Como resultado desta dissertação reconhecemos a fotografia de moda como estrutura de um sistema visual de significados e como meio de comunicação e expressão de uma cultura e sociedade. Com base na análise das imagens, é clara a evidência da influência Ocidental, e a difícil separação dos continentes no que diz respeito à “comunicação visual de moda”.
Turkey is a interface country between Eastern and Western cultures representing an excellent meeting cultures “case study”, of Occident versus Orient; Europe versus Asia, Christian versus Islam believe... Being a cosmopolitan country, we ask what are the levels of Eastern and Western influences found in the fashion of this country, more precisely, in the Turkish fashion photography. Based on an approach of fashion as a social and cultural phenomenon, and therefore able to communicate the culture "traces" of identity and be a reflection of a society, we have developed this work in order to identify the real cultural identity of the Turkish fashion through the fashion photography produced inside the Country. In order to build a foundation for this research we had collected images of Turkish fashion photography available in women's fashion magazines, catalogs of women's fashion brands, outdoors and web sites (which the content is related with women's fashion wear) for the launching of Fall-Winter 2008/09, published in Turkey during September and October 2008 and aimed to women in general. We had performed an analysis, of the collected images, with a purpose of trace and recognize set of the mousts prominent iconic signs with Western origins and Eastern origins (by applying a form based on semiotic studies). After a pre-selection of the images of corpus, we formulated and applied a survey in order to obtain, together with individuals portugueses and Italians, the perceptions of cultural traits present at fashion photography, when visually confronted with them. As a result of this dissertation we acknowledge the fashion photography as a visual structure of a system of meanings and as a means of communication and expression of a culture and society. Based on the analysis of the images is clear the evidence of Western influences, and the difficulty of separation of both continents respected to the "visual fashion communication."
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing (área de especialização em Vestuário)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41811
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Roberta Weiand.pdf3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID