Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41744

TítuloA comunicação e a imagem do Gabinete de Apoio a Projectos: um estudo de caso
Outro(s) título(s)The communication and the image of the Gabinete de Apoio de Projectos: a case study
Autor(es)Ramos, Lucinda do Céu Magalhães
Orientador(es)Ruão, Teresa
Data2010
Resumo(s)O presente trabalho pretende demonstrar a relevância da comunicação no meio organizacional, bem como a imprescindibilidade da criação e manutenção de uma imagem forte e solidamente construída, junto dos públicos prioritários de uma determinada empresa ou instituição. As organizações, quer institucionais quer empresariais, têm vindo a tomar consciência da importância que uma boa comunicação pode ter a nível interno – na relação com colaboradores e ambiente de trabalho –, e a nível externo, na relação com clientes, concorrentes e público em geral. Nesta medida, construir uma imagem sólida, credível e estável junto dos principais públicos-alvo será garantia de reconhecimento institucional e confiança em relação aos seus serviços, bens e produtos. A nossa investigação tem como principal objectivo compreender de que forma o Gabinete de Apoio a Projectos (gabinete que presta serviços internos a membros da Universidade do Minho e externos a esta) cria, gere e desenvolve a sua comunicação, de modo a cultivar uma imagem organizacional própria e consolidada, a qual poderá ampliar a credibilidade e confiança junto dos seus públicos-alvo. Para a nossa investigação delimitámos o público a estudar e optámos por considerar como prioritário e mais importante para o Gabinete, os professores e/ou investigadores da Universidade do Minho. Para compreender a imagem que este público específico tem do Gabinete de Apoio a Projectos, usámos como metodologia a realização de entrevistas, as quais se debruçaram sobre vários aspectos comunicativos, técnicos e institucionais. De acordo com as declarações recolhidas junto dos entrevistados, podemos concluir que a comunicação de serviços do GAP para os seus públicos-alvo não é satisfatória, não correspondendo às necessidades e expectativas dos mesmos. Por outro lado, há um desfasamento considerável entre a imagem que o Gabinete quer promover e a percepção que o público em questão tem do serviço.
This project intends to prove the relevance of communication within an organizational entity. It also aims to demonstrate that a organization or institution will only benefit from creating and maintaining a strong and solid image in the eyes of its target market. Organizations, be them institutions or companies, have become aware of the importance of positive communication be it on an internal level - in relationships between employees and the work environment or on an external level - in relationships with clients, competitors, and the general public. This way, the creation of a solid, credible, and stable image in the eyes of the target market will guarantee institutional recognition and trust in terms of its services, goods, and products. Our investigation aims to understand the manner in which the Gabinete de Apoio a Projectos (parlor which renders internal and external services to members of the University of Minho) creates, manages, and develops its communication in order to cultivate a consolidated image that will amplify its credibility and trust in the target market´s perspective. For our investigation, we defined the target market that would be studied and we decided that the priority members in terms of the parlor are professors and/or investigators of the University of Minho. In order to understand the image that this market holds with regards to the Gabinete de Apoio de Projectos, we selected the interview method which would inquire as to various communicative, technical, and institutional aspects. In accordance with the affirmations gathered from those interviewed, we are able to conclude that the communication of GAP services is not satisfactory in the opinion of its target market because they do not correspond to its necessities. On the other hand, there is a considerable difference between the image that this service intends to promote and the manner in which it is perceived by the target market.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41744
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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