Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4144

TítuloEducar para uma cidadania activa: (re)pensar o papel dos professores
Autor(es)Nogueira, Conceição
Saavedra, Luísa
Data2001
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSILVA, Bento Duarte ; ALMEIDA, Leandro A., coord. – “Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia : actas, 6, Braga, 2001”. Braga : Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação, 2001, ISBN 972-8098-87-1. vol. 2. p. 589-617.
Resumo(s)O conceito de cidadania começou a ser expressão corrente nos últimos anos. No entanto, ele é em si mesmo problemático e ambíguo. A história mostra diferentes concepções que vão sendo retomadas, reformuladas ou criticadas. A definição de cidadania é plural e é no reconhecimento das suas contradições que se instaura o debate. E os debates têm vindo a mostrar a diversidade de concepções e representações que este termo pode compreender. A cidadania conforme é concebida a sua lógica dominante (cidadania sócio-liberal) está claramente associada à emergência da modernidade. Nesta tradição, a cidadania está associada a interpretações relativamente limitadas, formais e legais. Assumimos nesta comunicação uma posição crítica a esta concepção restritiva de cidadania e apresentamos urna perspectiva de cidadania definida como um conjunto de práticas (jurídicas, políticas económicas e culturais] que definem uma pessoa como um membro competente da sociedade. Assim, pensar a Educação para a Cidadania implica assumir uma educação para a participação activa e democrática em todas as esferas de vida. (Re)pensar o papel dos professores como agentes importantes na construção de novas práticas toma-se fundamental.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4144
ISBN972-8098-87-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
educar para cidadania activa- actas.pdf4,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID