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TítuloOs sentidos da educação religiosa na construção do eu contemporâneo: espiritualidades juvenis
Outro(s) título(s)The meanings of religious education in the process of building up the contemporary self: youth spiritualties
Autor(es)Esteves, Jorge Agostinho Gomes
Orientador(es)Palhares, José Augusto
Data2015
Resumo(s)A complexa variedade dos modos de crer que as culturas juvenis apresentam, a sua fluidez, a cada vez mais rápida mutação no processo de busca de um sentido para a vida, de realização pessoal e social fora do enquadramento institucional das diversas instâncias educativas, coloca a estas instituições importantes desafios. Neste terreno movediço de instabilidade, imprevisibilidade e num intenso refluxo de informação como é que as gerações juvenis buscam o sentido da sua vida? Que rituais emergem para além da imanência dos areópagos de socialização (a família, a escola, a igreja e as redes sociais)? Tudo será imanente ou há algo para além do meramente imanente, entrando no campo da espiritualidade? Neste sentido, procuramos perceber como é que os jovens se (re)conhecem perante si e o mundo que os rodeia, como se orientam para fora de si em busca de novos conhecimentos procurando aferir sentido e significado à sua vivência existencial no interior de equilíbrios tensos e desequilibrados que pautam os diversos areópagos de educação e socialização juvenis. Partimos do pressuposto que nas vísceras das gerações juvenis se encontra entranhado o sentido da espiritualidade, uma espiritualidade que os transporta para a busca do sentido da sua vida, individual ou comunitária, no hoje do agora. Uma espiritualidade que está para além do altar sagrado das tradições religiosas e não a identificam com uma entidade superior. Busca-se na espiritualidade um caminho que os ajude a viver, a superar os obstáculos da vida e os desajustes sociais: uma espiritualidade como resposta ao grito dos seus corações inquietos. Para onde nos aponta a bússola das suas espiritualidades? Para uma tetralogia. Primeiro trilho: o desabrigo do existir. Neste desabrigo eles autocentram-se na vivência estoica do carpe diem. Segundo trilho: uma fibra ótica online. Terceiro trilho: o sonho que move uma vida. Quarto trilho: uma rede solidária. Não são ilhas meramente isoladas nos mares da vida. Neste trilho de investigação, optamos por um design metodológico de um estudo de caso. Aferimos os nossos dados a partir de uma vara bifurcada: inquérito por questionário e focus groups.
The complex variety of beliefs that youth cultures present, their fluidity, the increasingly quicker mutation in the process of searching for a meaning of life, the personal and social fulfilment out of institutional framework in the field of education, arise to these institutions important challenges. How does the youth generation search for their own meaning of life in this ground shift of instability, unpredictability and intense reflux of information? Which rituals emerge beyond the immanency of socialisation areopagi (family, church and social networks)? Is everything immanent or is there something else beyond the merely immanent, into the spirituality field? Thus, we have tried to understand how do young people know and recognize themselves as well as the world around them, how do they find their way seeking for new knowledge while trying to make sense and giving meaning to life existence in the middle of inward strained balance and imbalances which rule the several educational and youth socialisation areopagi. We assumed that youth generations have deeply ingrained in their own guts the spirituality sense which leads them to the search of their own meaning of life whether it is personal or related to their role in community and relying on the here and now. A spiritual awareness beyond the sacred altar of religious traditions which is not found as a Superior Being. The Spirituality is regarded as a way that helps them to live, to overcome hurdles and social imbalances: a spirituality as an answer to the call of their restless hearts. Where does the compass of their spiritualties point us to? Towards a tetralogy. First track: the homelessness of the existence. In this absence of shelter they self-focus in a carpe diem stoical experience. Second track: an online optical fibre. Third track: a dream that pushes life forward. Fourth track: a solidarity network. They are not isolated islands adrift in the open seas of life. In this track of research, we opted for a methodological design of a case study. Our data were achieved by using a bifurcated rod: a survey questionnaire and focus groups research.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41357
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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