Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41333

TítuloA aprendizagem do léxico na compreensão leitora
Outro(s) título(s)Lexical acquisition and reader understanding
Autor(es)Martins, Sara Isabel Marques
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Pazos Justo, Carlos
Data2015
Resumo(s)O presente relatório, inserido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino do Português e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, teve como principal finalidade descrever o trabalho realizado ao longo do presente ano letivo em duas turmas de Português e de Espanhol do 11º ano de escolaridade. A ação pedagógica realizada ao longo deste ano letivo incidiu no desenvolvimento de estratégias de aquisição lexical e de melhoria da consciência lexical dos alunos, e, simultaneamente, na promoção da leitura de vários géneros textuais nas aulas de Português e de Espanhol. Neste quadro, pretendeu-se, sobretudo, promover estratégias que permitissem aos alunos descobrir o sentido de palavras desconhecidas aquando da leitura de textos diversos. Assim, assumiu-se como fulcral o desenvolvimento da competência estratégica em sala de aula. No que concerne à intervenção, numa primeira fase, procedeu-se à observação dos contextos de ação, com o intuito de diagnosticar a(s) competência(s) de língua em que os alunos revelavam mais dificuldades. Desta análise, verificou-se que os grupos, quando confrontados com palavras desconhecidas, não possuíam e/ou não tinham conhecimento das estratégias necessárias para descodificá-las e, assim, prosseguir com a leitura. Numa segunda fase, com o apoio dos documentos orientadores do ensinoaprendizagem do Português e do Espanhol e de literatura específica sobre o tema, definiuse um conjunto de estratégias de intervenção, no sentido colmatar as dificuldades diagnosticadas anteriormente. Posteriormente, procedeu-se à avaliação do impacto da presente intervenção, em que se obtiveram resultados díspares nas duas turmas no que concerne às estratégias de aquisição lexical. Por último, refletiu-se sobre o impacto da intervenção, sobre dificuldades e limitações que ocorreram ao longo da mesma.
This report, carried out within the scope of a Master Degree in the Teaching of Portuguese and Spanish Languages for Basic and Secondary Education, has as its main purpose to describe and assess the work implemented during the present school year with two Portuguese and Spanish 11th year groups. The educational practices that are object of this report were focused on the development of lexical acquisition strategies and on the improvement of lexical awareness on the part of students. At the same time, the promotion of the reading of different textual genres in Portuguese and Spanish classes was also procured. Within this framework, it was intended, above all, to promote strategies, which would allow students to discover the meaning of unfamiliar words while reading a varied set of texts. In this way, the development of strategic competences was assumed as crucial in the classroom. In relation to in-class intervention, and at an early stage, the observation of action contexts was undertaken with the purpose of singling out language skills in which the students were shown to have more difficulties. From such an analysis, it was revealed that, when confronted with unfamiliar words, both groups either had no strategies or were not aware of the strategies needed to decode them and, therefore, could proceed with effective reading. In a second phase, with the support of the Portuguese and the Spanish teachinglearning process guidance documents, and with specific literature on the theme, a set of intervention strategies was established in order to successfully tackle the difficulties previously diagnosed. Subsequently, an impact assessment of this intervention was implemented, which revealed diverse results in both Spanish and Portuguese classes as regards to the strategies of lexical acquisition. Finally, a reflexion on the difficulties and limitations that occurred along this intervention was made.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41333
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Isabel Marques Martins.pdf
Acesso restrito!
4,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID