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https://hdl.handle.net/1822/41322
Título: | "Construir(-se) com palavras": a escrita criativa no desenvolvimento da competência estratégica na aula de língua estrangeira |
Outro(s) título(s): | “To build oneself with words”: creative writing in the development of the strategic competence in the foreign language classroom |
Autor(es): | Castro, Manuela Françoise Mendes de |
Orientador(es): | Pazos Justo, Carlos Moreira, Maria Alfredo |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio visa documentar o projeto de investigação-ação
subordinado ao tema “ ‘Construir-se com palavras’ : a escrita criativa no desenvolvimento da
competência estratégica na aula de língua estrangeira” desenvolvido no âmbito do Mestrado em
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da
Universidade do Minho.
Este projeto foi implementado no mesocontexto de uma escola de 2º e 3ºciclos do
ensino básico no distrito de Braga e no microcontexto de duas turmas (uma de inglês e uma de
espanhol) de 9ºano, cujo objetivo de domínio da língua para o nível de aprendizagem é, segundo
o Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas, o B1. A minha intervenção
pretendeu equacionar a exequibilidade da escrita criativa enquanto meio facilitador da
competência estratégica do aluno e como ferramenta metodológica do professor. Para cumprir
tal objetivo, adotei o procedimento metodológico inerente ao modelo sugerido por Kuhne e
Quigley (1997) para a prática de investigação ação e que estabelece um processo cíclico que
engloba três fases: planificação, ação e reflexão. O momento de planificação, ou de préintervenção,
contou com a implementação de questionários de caráter exploratórios e
específicos, com o recurso à observação direta e à análise documental e bibliográfica
especializada de forma a conhecer o contexto de intervenção e delinear o meu plano de
intervenção. A ação, ou fase de intervenção materializou-se pela conceção, planificação e
implementação das estratégias e atividades didáticas. Esta fase de intervenção centrou-se na
figura do aluno e na sua aprendizagem e, por isso, a minha prática orientou-se pelo
desenvolvimento de uma pedagogia para a autonomia. O momento de reflexão concretizou-se a
partir dos dados recolhidos das fichas de autorregulação e de avaliação do processo de escrita
dos alunos que possibilitaram retirar conclusões da aplicabilidade do projeto.
As conclusões postuladas neste relatório atestam o sucesso desta experiência no que
concerne a exequibilidade e validade da implementação da escrita criativa enquanto meio
facilitador da competência estratégica do aluno e como instrumento metodológico capaz de
fomentar a motivação do aluno, contribuindo positivamente para o desenvolvimento da sua
autonomia. The present report of supervised teaching practicum aims to document the action research project on: “ ‘To build oneself with words’ : creative writing in the development of the strategic competence in the foreign language classroom” that I developed in the context of the Master in Teaching English and Spanish in Basic and Secondary Schools held at the University of Minho. This project was implemented in the meso-context of a Basic School belonging to the district of Braga and in the micro-context of two classes (one English class and one Spanish class) of the 9th grade (level B1 according to the CEFRL). My intervention aimed to set out the feasibility of the creative writing as a facilitator of the student’s strategic competence and as a teacher’s methodological tool. To reach my aim, I adopted the methodological process based on the model of action research of Khune and Quigley (1997) which comprehends a cyclic process of three stages: planning, acting and reflecting. In the planning stage, or pre-intervention, I implemented exploratory and specific questionnaires, I resorted to direct observation and to documental and bibliographical research in order to know the intervention context and outline my intervention plan. The acting stage, or intervention stage, was materialized by the conception, planning and implementation of didactic activities and strategies. This intervention stage was centred in the student learning as my practice was oriented towards the development of a pedagogy for the students’ autonomy. The reflecting stage was enabled from the collected data from selfassessment sheets and the evaluation of the writing process which allowed me to draw conclusions of the applicability of the project. The conclusions documented in this report point towards the success of this study in terms of the feasibility and validity of implementing creative writing as a facilitator of the strategic competence of the students and as a methodological tool capable of motivating students which contribute positively to the development of their autonomy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41322 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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