Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/41307

TitleO uso dos meios tecnológicos no ensino da trompa
Other titlesThe use of technological resources in french horn teaching
Author(s)Torres, Henrique Veríssimo Saleiro
Advisor(s)Vieira, Maria Helena
KeywordsRecursos tecnológicos
Acuidade auditiva
Motivação
Performance
Technological resources
Aural perception
Motivation
Issue date2015
Abstract(s)O presente relatório incide na temática: O uso dos meios tecnológicos no ensino da trompa. O trabalho surge no âmbito do programa do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho, e foi desenvolvido no ano letivo de 2014 -15 na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em aulas de Instrumento (trompa) e Orquestra de Câmara de Cordas. As tecnologias aplicadas ao ensino da música são consideradas por autores de diversas áreas do conhecimento como uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem. O projeto teve como objetivos centrais promover a aplicação dos meios tecnológicos no ensino e estudo da trompa, contribuir com sugestões pedagógicas, desenvolver o espírito crítico dos alunos, e ainda avaliar quais os impactos dos recursos tecnológicos no seu desenvolvimento e na performance. O trabalho foi estruturado à partida através da observação das aulas dos alunos, de uma recolha de dados junto do professor cooperante e de uma entrevista inicial junto dos alunos (focus group). Contemplou ainda a fase fundamental, de planificação e intervenção pedagógica para os alunos de Trompa e Música de Câmara; neste último contexto não se aplicou a temática do projeto. No contexto do instrumento o projeto envolveu dois alunos de trompa que tinham um histórico de insucesso na disciplina por desmotivação e desinteresse, bem como ausência de acompanhamento parental. Pretendia-se então reverter este caminho, utilizando as ferramentas tecnológicas, algo que aos jovens tanto motiva e entusiasma. Após o período de intervenção concluiu-se que não se verificou uma mudança no comportamento, motivação e desempenho dos alunos, nem passaram a aplicar os meios tecnológicos da intervenção (áudio, vídeo, jogos interativos, internet) no seu estudo pessoal, pelo que o sucesso do projeto ficou comprometido. No entanto, em sala de aula, atingiram alguns dos objetivos propostos: uma pequena melhoria de concentração e interesse. Globalmente concluiu-se que o grau de desinteresse e desmotivação manifestado por estes alunos não é solucionável no âmbito de um estágio de dez semanas, e necessitaria de um outro tipo de acompanhamento que proporcionasse o equilíbrio psicológico dos estudantes e viabilizasse o desenvolvimento do projeto musical.
This report focuses on the theme: The use of technological resources in French Horn teaching. It was developed during the Practicum year of the Masters in Music Teaching program of the University of Minho during the academic year 2014-2015 in Valentim Moreira de Sá Music Academy, in Instrument (French horn) and Chamber String Orchestra classes. The technologies applied in music teaching are considered by authors from different knowledge areas as an added value in the teaching and learning process. The project had as main goals: to promote the application of technological resources in French horn teaching and study; to contribute with pedagogical suggestions; to develop students’ critical abilities; and also to evaluate the impacts of technological resources on students’ development and performance. The work was structured, initially, by observing student classes, data collection from the assistant professor and an initial students’ interview (focus group). It also included the fundamental phase of planning and pedagogical intervention for the French horn and Chamber Music students; in the latter, the project theme was not applied. In the context of French horn, the project involved two students with a history of failure, demotivation and disinterest, as well as absence of parental monitoring. It was intended to revert this path, by using technological tools, something that is motivating and enthusiastic for the youth. Upon the intervention period, it was concluded that there were no changes in the students’ behavior, motivation and performance, neither have they started to apply the technological resources of intervention (audio, video, interactive games, internet) in their personal study; this compromised the project success. Nevertheless, the students achieved some proposed goals in the classroom: a small improvement on their concentration and interest. Globally, it was concluded that the degree of disinterest and demotivation shown by these students is not solvable within a ten weeks traineeship and requires another type of monitoring that would provide the students with psychological balance and enable the development of the musical project.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41307
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique Veríssimo Saleiro Torres.pdf5,05 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID