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TítuloO uso das palavras: estatuto da comunicação oral nas aulas de Português e de Espanhol
Outro(s) título(s)The use of the word: the status of the oral communication in Portuguese and Spanish
Autor(es)Rodrigues, Liliana Pereira da Costa Vasconcelos
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Pazos Justo, Carlos
Data2015
Resumo(s)O presente trabalho foi realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, e tem como principal objetivo descrever o processo desenvolvido ao longo do mesmo. A sua implementação deu-se na Escola Secundária de Alberto Sampaio, nas disciplinas de Português e Espanhol. Após a análise dos documentos reguladores, como os programas das disciplinas, e dos documentos de estudo do contexto, tais como os questionários iniciais preenchidos pelos diretores de turma, as grelhas de observação das aulas, assim como os dados recolhidos no início do projeto, apercebi-me de que a oralidade era uma aptidão, com lacunas nos casos estudados, logo seria pertinente trabalhá-la em sala de aula. Uma leitura de alguns textos científicos veio a demonstrar que a oralidade foi, ao longo de muito tempo, uma competência descurada na avaliação por parte de docentes, por ser considerada como já adquirida. No entanto, recentemente, parece ter vindo a ganhar alguma atenção, não só na sala de aula, mas também em estudos desenvolvidos para compreender a sua influência no processo de aprendizagem. É justamente esse o objeto de estudo deste projeto, no qual se considera indispensável a componente oral, seja na aprendizagem de uma Língua materna (LM), neste caso o Português, seja na aprendizagem de uma Língua Estrangeira (LE), como o Espanhol. Dividido em quatro capítulos, o presente relatório descreve as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Profissional, cuja intervenção, destinada à incrementação da comunicação oral, se processou em três fases: diagnóstico, implementação e avaliação. É de crer que a intervenção contribuiu para um melhor desempenho dos discentes e para a sua consciencialização das vantagens da oralidade, como demonstrarão algumas das conclusões.
This work was carried out within the Professional Internship of the Master’s degree in teaching Portuguese and Spanish, and it aims to describe the process developed along it. Its accomplishment took place in high school Alberto Sampaio, and the target subjects were Portuguese and Spanish. After the analysis of the regulatory documents, such as the subjects’ programmes and the documents of the context, such as the initial surveys filled up by the teachers, the observation grids of the classes, and data that was collected in the beginning of the project, I realized that the orality was a competence with gaps among the studied cases, so it would be relevant to work it in the classroom. A careful reading of scientific texts had demonstrated that the orality has been an overlooked competence in evaluation and by teachers, being considered as already acquired. However, recently, it has been gaining some attention, not only in the classroom but also in studies developed to understand its influence in the acquisition/learning process. This is precisely the aim of the study that I carried out, where I consider that the oral component is essential, either in a first language, in this case the Portuguese, either in a foreign language as the Spanish. The report is divided in four main chapters and provides the description of the activities done at different stages for the improvement of oral communication: diagnosis, implementation and final evaluation. I believe, finally, that the intervention had contributed to the students’ better performance and their awareness of the benefits of the oral competence in class, as shown by the findings.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41244
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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