Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41244
Título: | O uso das palavras: estatuto da comunicação oral nas aulas de Português e de Espanhol |
Outro(s) título(s): | The use of the word: the status of the oral communication in Portuguese and Spanish |
Autor(es): | Rodrigues, Liliana Pereira da Costa Vasconcelos |
Orientador(es): | Silva, António Carvalho da Pazos Justo, Carlos |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente trabalho foi realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino
de Português e Espanhol, e tem como principal objetivo descrever o processo desenvolvido ao
longo do mesmo. A sua implementação deu-se na Escola Secundária de Alberto Sampaio, nas
disciplinas de Português e Espanhol.
Após a análise dos documentos reguladores, como os programas das disciplinas, e dos
documentos de estudo do contexto, tais como os questionários iniciais preenchidos pelos diretores
de turma, as grelhas de observação das aulas, assim como os dados recolhidos no início do
projeto, apercebi-me de que a oralidade era uma aptidão, com lacunas nos casos estudados, logo
seria pertinente trabalhá-la em sala de aula.
Uma leitura de alguns textos científicos veio a demonstrar que a oralidade foi, ao longo de
muito tempo, uma competência descurada na avaliação por parte de docentes, por ser
considerada como já adquirida. No entanto, recentemente, parece ter vindo a ganhar alguma
atenção, não só na sala de aula, mas também em estudos desenvolvidos para compreender a sua
influência no processo de aprendizagem. É justamente esse o objeto de estudo deste projeto, no
qual se considera indispensável a componente oral, seja na aprendizagem de uma Língua
materna (LM), neste caso o Português, seja na aprendizagem de uma Língua Estrangeira (LE),
como o Espanhol.
Dividido em quatro capítulos, o presente relatório descreve as atividades desenvolvidas ao
longo do Estágio Profissional, cuja intervenção, destinada à incrementação da comunicação oral,
se processou em três fases: diagnóstico, implementação e avaliação. É de crer que a intervenção
contribuiu para um melhor desempenho dos discentes e para a sua consciencialização das
vantagens da oralidade, como demonstrarão algumas das conclusões. This work was carried out within the Professional Internship of the Master’s degree in teaching Portuguese and Spanish, and it aims to describe the process developed along it. Its accomplishment took place in high school Alberto Sampaio, and the target subjects were Portuguese and Spanish. After the analysis of the regulatory documents, such as the subjects’ programmes and the documents of the context, such as the initial surveys filled up by the teachers, the observation grids of the classes, and data that was collected in the beginning of the project, I realized that the orality was a competence with gaps among the studied cases, so it would be relevant to work it in the classroom. A careful reading of scientific texts had demonstrated that the orality has been an overlooked competence in evaluation and by teachers, being considered as already acquired. However, recently, it has been gaining some attention, not only in the classroom but also in studies developed to understand its influence in the acquisition/learning process. This is precisely the aim of the study that I carried out, where I consider that the oral component is essential, either in a first language, in this case the Portuguese, either in a foreign language as the Spanish. The report is divided in four main chapters and provides the description of the activities done at different stages for the improvement of oral communication: diagnosis, implementation and final evaluation. I believe, finally, that the intervention had contributed to the students’ better performance and their awareness of the benefits of the oral competence in class, as shown by the findings. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41244 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Liliana Pereira da Costa Vasconcelos Rodrigues.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |