Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41237

TítuloRedes e nós da aprendizagem: a integração curricular no 1º ano da escolaridade obrigatória
Autor(es)Neto, Ana Isabel Pereira
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Data2015
Resumo(s)O presente relatório de estágio centra-se na Integração Curricular, procurando espelhar as suas potencialidades, enquanto conceção estruturada e coerente do currículo e do processo de ensino e de aprendizagem. Desta forma a metáfora “redes” e “nós” pretende demonstrar as potencialidades da integração curricular na construção de novas aprendizagens, significativas e funcionais, cada vez mais ricas e complexas. Ao longo do relatório são apresentadas e refletidas, segundo as conceções apresentadas, a legislação em vigor e o currículo para o 1.º ano de escolaridade, as potencialidades da integração curricular para o desenvolvimento global dos alunos. Entendemos a integração curricular como uma forma estruturada e coerente do currículo e do processo de ensino e de aprendizagem (nós) capaz de desenvolver e mobilizar os conhecimentos dos alunos (redes) na procura de construções cada vez mais ricas e complexas de redes de relações com as diferentes áreas do saber. Essa reconstrução de conhecimentos permitirá então a criação de novos “nós” também eles capazes de se fortalecerem e multiplicarem. O desenvolvimento de projeto de intervenção, construído segundo o modelo de Projeto Curricular Integrado, pretendeu-se proporcionar a um grupo de alunos, experiências de aprendizagem significativas e funcionais, a partir de atividade integradoras, gerando momentos de pesquisa, descoberta, reflexão e avaliação das aprendizagens construídas. Este projeto de investigação e intervenção assume caraterísticas da Investigação-ação, na medida em que através de um processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão se pretendia refletir sobre as aprendizagens construídas pelos alunos, mas também de perceber o contributo da integração curricular para essas mesmas aprendizagens. Após a análise dos resultados obtidos através do projeto podemos afirmar que não existe uma área curricular que se evidencie em relação às restantes, mas que estas se complementam à medida que o projeto se vai desenvolvendo e construindo, potencializando assim o alargamento das redes de conhecimento e a construção de novos nós.
This internship report focuses on Curricular Integration, and seeks to copy its potential, as a structured and consistent concept of the curriculum and the teaching and learning process. This way, the metaphor "nets" and "knots", aims to demonstrate the potential of curricular integration in the construction of new significant and functional learning, increasingly rich and complex. Throughout this report are presented and reflected (as expressed in the conceptions) the legislation and the curriculum for the 1st grade and the potential of curricular integration for the overall development of students. We understand the curricular integration as a structured and consistent approach and the teaching and learning process (knots) as an ability to develop and mobilize the students' knowledge (nets) in the search for increasingly rich and complex constructions of network relationships. This knowledge reconstruction will allow the creation of new "knots", able to strengthen and multiply itself. The development of the intervention project, built according the Integrated Curricular Project model, intended to provide to a group of students, significant and functional learning experiences from integrative activities, thus creating moments of research, discovery, reflection and evaluation. This research - intervention Project assumes research-action features, through a cyclical process of observation, planning, action and reflection. It was not only intended to reflect on the students learning, but also to realize the contribution of curricular integration on this same learning. After analyzing the results obtained through the project we can state that there is not a curricular area that prevails. They complement each other as the project develops, reinforcing the expansion of knowledge “nets” and the construction of new “knots”.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41237
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - Ana Neto.pdf6,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID