Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41204

TítuloRelatório de atividade profissional
Autor(es)Pinto, Paula Cristina Gonçalves Fernandes
Orientador(es)Fonseca, A. M.
Data2015
Resumo(s)Este trabalho foi elaborado no âmbito da realização do Mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores, área de especialização de Física e Química, ao abrigo do despacho RT – 38/2011, cuja aplicação é regulamentada pela circular VRT/RVC-01/2012. O “Projeto do Bugalho” é a proposta presente neste trabalho que procura envolver os alunos com Necessidades Educativas Especiais no seu próprio processo de aprendizagem. Expõe uma alternativa ao ensino do conceito de átomos, moléculas e iões. A sua finalidade é alertar para a importância de procurar estratégias e metodologias de ensino alternativas para motivar os alunos com Necessidades Educativas Especiais para a linguagem da química. Apresenta a evolução do modelo atómico, as novas partículas conhecidas e uma revisão da lecionação do conceito átomos, moléculas e iões. A preocupação de ensinar alunos com Necessidades Educativas Especiais foi a linha de pesquisa deste trabalho. Também se salienta, que a metodologia da aprendizagem por descoberta permite uma melhor eficácia e eficiência do ensino. Deste relatório da atividade profissional faz ainda parte uma apresentação e reflexão sobre alguns projetos desenvolvidos no contexto escolar considerados relevantes para a atividade profissional seguindo-se a formação adquirida ao longo da carreira docente, numa perspetiva de aperfeiçoamento do desempenho profissional a nível científico e didático.
This work was done within the accomplishment of Master Degree in Sciences - Further Education for Teachers, specialization in Physics and Chemistry under the Rector’s Dispatch - 38/2011, whose application is regulated by circular VRT / RVC-01/2012. The “Bugalho project” is the proposal present in this work that seeks to involve students with “Special Educational Needs” in their own learning process. It exposes an alternative to teaching the concept of atoms, molecules and ions. Its purpose is to draw attention to the importance of seeking alternative strategies and teaching methods to motivate students with “Special Educational Needs” into the language of chemistry. It shows the evolution of the atomic model, the new known particles and a review of teaching the concept of atoms, molecules and ions. The concern to teach “Special Educational Needs” students was the line of research of this work. It also highlights, that the methodology of learning by discovery allows a better effectiveness and efficiency of education. This report also includes a presentation and reflection on some projects developed in school context that are considered to be relevance for the professional activity, followed by the training acquired during the teaching career, as a contribution to improving professional performance, at a scientific and didactic level.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41204
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paula Cristina Gonçalves Fernandes Pinto.pdf
Acesso restrito!
5,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID