Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41190

TítuloTrabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em biologia humana
Autor(es)Coelho da Silva, José Luís
Salazar, Joana
Poças, Maria Emília Pereira
Palavras-chaveCooperação
Interação
Interdependência
Responsabilidade
Biologia humana
Cooperation
Interaction
Interdependence
Responsibility
Human biology
Data2015
EditoraInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém
RevistaInteracções
CitaçãoCoelho da Silva, J. L., Salazar, J., & Poças, M. E. (2015). Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em Biologia humana. Interacções, 11(39), 485-510.
Resumo(s)A aprendizagem cooperativa é concebida como uma estratégia pedagógica que privilegia uma aprendizagem personalizada e que potencia o sucesso educativo não só individual mas também coletivo. É conseguida através da cooperação de todos os membros do grupo, em que o desempenho de cada um influencia e é influenciado pelo desempenho do Outro. O grupo é concebido como uma organização social cuja eficiência implica a capacidade de construção e manutenção do grupo como um todo e de promoção do sucesso educativo de todos os elementos. É este quadro teórico que enforma a conceção, implementação e avaliação de uma intervenção pedagógica em Biologia Humana do 10º ano do Curso Tecnológico de Desporto. A estratégia pedagógica carateriza-se pela operacionalização articulada de estruturas e papéis de cooperação na abordagem da unidade didática - Transformação e Utilização de Energia - com a finalidade de promover a aprendizagem integrada de competências de cooperação e de conhecimento substantivo da área da Biologia. A avaliação da intervenção pedagógica incidiu nos objetivos de investigação - 1) Identificar o impacto da estratégia de intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências de cooperação e 2) Identificar o impacto da estratégia de intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências disciplinares –, efetuada a partir da análise de tarefas de aprendizagem e de um questionário de avaliação final global aplicado aos alunos. A estratégia de intervenção pedagógica é percecionada pelos alunos como tendo contribuído para a promoção do desenvolvimento não só de competências de cooperação mas também do conhecimento substantivo e do pensamento crítico.
Cooperative learning is perceived as a pedagogical strategy that favours personalized learning, and enhances both individual and collective educational success. It entails cooperation among all the group members, in such a way that everyone’s performance influences and is influenced by the performance of the Other. The group is regarded as a social organization whose efficiency implies the capacity to form and maintain a group as a whole, as well as the promotion of the educational success of each individual member. This is the theoretical framework of the design, implementation and evaluation of a pedagogical intervention in the context of a 10th year Human Biology class of the Technological Course in Sports. The pedagogical strategy used within the didactic unit – Transformation and Use of Energy – consists in the operationalization of cooperative structures and roles, in order to promote the integrated learning of cooperative competences and disciplinary knowledge in the field of Biology. The evaluation of the pedagogical intervention, focused on the research objectives – 1) Identify the impact of the pedagogical intervention strategy on the development of cooperative competences and 2) Identify the impact of the pedagogical intervention strategy on the development of disciplinary competences –, involved the analysis of learning tasks and of the learners’ responses to a final global evaluation questionnaire. The pedagogical intervention strategy is perceived by the learners as having contributed to enhance the development not only of cooperation competences but also of their disciplinary knowledge and critical thinking.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41190
ISSN1646-2335
Versão da editorahttp://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8754/6312
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8754-24782-1-PB.pdf296,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID