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TítuloAnsiedade, avaliação cognitiva e esgotamento na formação desportiva: estudo com jovens atletas
Outro(s) título(s)Anxiety, cognitive appraisal and burnout in sport: a study with young athletes
Autor(es)Vilela, Carla Sofia Gonçalves
Gomes, A. Rui
Palavras-chaveAnsiedade-traço
Avaliação cognitiva
Burnout
Desporto juvenil
Trait-anxiety
Cognitive appraisal
Burnout
Youth sport
DataDez-2015
EditoraEdições Desafio Singular
RevistaMotricidade
CitaçãoVilela, C., & Gomes, A.R. (2015). Ansiedade, avaliação cognitiva e esgotamento na formação desportiva: Estudo com jovens atletas [Anxiety, cognitive appraisal and burnout in sport: A study with young athletes]. Motricidade, 11(4), 104-119.
Resumo(s)Este estudo analisa a importância dos processos de avaliação cognitiva na experiência de ansiedade e de burnout bem como a importância da avaliação cognitiva e da ansiedade na predição do burnout. Participaram nesta investigação 711 atletas (89 do sexo feminino e 622 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos (M = 14.77; DP = 1.86). Os participantes responderam a um protocolo de avaliação composto por três instrumentos, além de um questionário demográfico: Escala de Ansiedade no Desporto-2; Escala de Avaliação Cognitiva e Questionário de Burnout para Atletas. Os resultados demonstraram que a avaliação cognitiva primária desempenha um papel fundamental na experiência de ansiedade e de burnout, dado que a perceção de ameaça correspondeu a maiores níveis de ansiedade e burnout e a perceção de desafio correspondeu a menores níveis nestas variáveis. Além disso, verificou-se que as dimensões da avaliação cognitiva primária, em conjunto com as dimensões da ansiedade, foram variáveis preditoras do burnout. Em suma, os resultados evidenciaram a importância da avaliação cognitiva no estudo dos estados emocionais dos atletas, sugerindo a continuação de investigações futuras neste domínio.
This study analyzed the importance of cognitive appraisal in the experience of anxiety and burnout as well as the importance of cognitive appraisal and anxiety in the prediction of burnout. The study included 711 athletes (89 females and 622 males), with ages between 12 and 19 years old (M = 14.77; DP = 1.86). The participants answered an assessment protocol that included the Sport Anxiety Scale-2; the Cognitive Appraisal Scale and the Athlete Burnout Questionnaire, besides a demographic questionnaire. The results showed that primary cognitive appraisal influence the experience of anxiety and burnout, because athletes with higher levels of threat perception assumed more anxiety and burnout, and athletes with higher levels of challenge perception assumed lower levels of anxiety and burnout. The results also showed that the dimensions of primary cognitive appraisal and anxiety predicted the experience of athletes’ burnout. In sum, this study highlights the importance of cognitive appraisal in the study of athletes’ emotional states, suggesting the continuation of future research on this topic.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41175
DOI10.6063/motricidade.4214
ISSN1646-107X
Versão da editorahttp://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/4214/6269
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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