Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40972

TítuloAs Inteligências Múltiplas no processo de ensino-aprendizagem de ELE
Outro(s) título(s)Multiple Intelligences in the teaching-learning process of Spanish as a Foreign Language
Autor(es)Gonçalves, Anabela Alves Pinto
Orientador(es)González Sánchez, Aránzazu
Palavras-chaveInteligências múltiplas
Heterogeneidade
Aprendizagem
Atividades
Multiple intelligences
Heterogeneity
Learning
Activities
Data2015
Resumo(s)O presente relatório enquadra-se na realização do Estágio Profissional no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Realizado de acordo com uma metodologia de investigação-ação, reflete a conceção e implementação de um Projeto de Intervenção, delineado a partir das necessidades particulares de um grupo-alvo e tendo em conta as diretrizes dos documentos orientadores do Ensino- Aprendizagem e de pesquisa teórica específica. A Teoria das Inteligências Múltiplas configurou-se como orientação adequada e necessária para suprir dificuldades e necessidades diagnosticadas de um grupo-alvo específico, numa perspetiva transdisciplinar. Este Projeto de Intervenção tem, assim, como base a diversidade e a natureza holística de um grupo com necessidades de aprendizagem distintas e comportamento irregular. Sendo que os reptos que o docente encara na sala de aula são cada vez maiores, com turmas heterogéneas, torna-se imperativo valer-se de meios que possibilitem beneficiar das diferenças individuais existentes para valorizar e aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem, bem como garantir o desenvolvimento holístico de cada discente. O escopo fundamental deste relatório destina-se a comprovar que a prática letiva pode ser melhorada à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas (IM). O recurso ao perfil de inteligências de cada aluno potenciará o seu maior envolvimento nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. Tratando os mesmos conteúdos a partir de diferentes inteligências poder-se-á garantir o progresso integral do aluno e torná-lo num membro da sociedade mais competente. Neste relatório pretende-se, desta forma, dar a conhecer as representações iniciais dos alunos sobre a sua aprendizagem da língua estrangeira; identificar as Inteligências Múltiplas mais proeminentes na turma; patentear atividades didáticas que fomentem a aprendizagem dos alunos, tendo em conta a Teoria das Inteligências Múltiplas; apresentar formas de desenvolver capacidades de autorregulação e superação de dificuldades; avaliar as potencialidades e as limitações da intervenção na aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento profissional reflexivo da professora.
This report refers to the training period carried out in the scope of the Master in the Teaching of English and Spanish in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education. Guided by an action-research methodology, it reflects the design and implementation of an Intervention Project, designed from the specific needs of a target group and considering the guidelines of the guiding documents in the areas of Teaching and Learning and specific theoretical research. The Theory of Multiple Intelligences configures itself as a proper and necessary guidance to meet difficulties and needs identified in a specific target group, in a transdisciplinary perspective. This intervention project is thus based on the diversity and the holistic nature of a group with different learning needs and erratic behavior. Since the challenges that teachers face in the classroom are increasing, with heterogeneous classes, it becomes imperative to make use of means that benefit from the existing individual differences to enhance and improve the process of teaching and learning as well as ensure the holistic development of each student. The basic purpose of this report is intended to demonstrate how teaching practice can be improved in the light of the Theory of Multiple Intelligences (MI). The use of the intelligence profile of each student will enhance their greater involvement in Spanish as a Foreign Language classes. Dealing with the same content from different intelligences views we will ensure the student’s holistic progress and make him a more competent society member. In this report we intend thus make known the initial representations of students about their learning of a foreign language; identify the most prominent Multiple Intelligences in the classroom; patent educational activities that promote student learning, taking into account the Theory of Multiple Intelligences; present ways to develop self-regulation skills and overcoming difficulties; evaluate the potentials and limitations of this intervention in student learning and reflective professional development of the teacher.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40972
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Anabela Alves Pinto Gonçalves.pdf
Acesso restrito!
6,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID