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TítuloA excelência da escola pública portuguesa: efeitos sobre o modo de trabalho do professor
Autor(es)Aguiar, Ana Paula Gonçalves Calas Oliveira Carvalho de
Orientador(es)Torres, Leonor Lima
Data2015
Resumo(s)Num contexto particularmente marcado pela procura crescente de um sistema de ensino de qualidade, este trabalho de investigação procurou analisar as transformações que ocorrem especificamente no ensino secundário português, provocadas por uma agenda política que valoriza a produção de resultados excelentes. Para galvanizar resultados excelentes deduzimos existirem, necessariamente, ainda que de forma latente, pressões oriundas de múltiplos quadrantes com impacto nos modos de trabalho do professor implicando que estes tenham que adquirir novas competências para desempenhar funções acrescidas, comprometendo-os ao exercício de um papel ativo em prol das mudanças. Esta situação por ser um fenómeno recente, veio a merecer destaque na nossa linha investigativa. Consciente da difícil tarefa que me iria confrontar devido, por um lado, à natureza complexa e ambivalente do campo de estudos que gravitam em torno da educação e, por outro, ao inevitável confronto com uma problemática emergente que assinala a génese de um paradigma marcado por reclamar à escola níveis de elevada produtividade. Nesta conjuntura a investigação propôs-se descortinar, junto de alguns professores implicados com os objetivos e as metas prédefinidas, representações, acerca dos temas por nós eleitos, que pensamos colaborar na clarificação do problema. Para o efeito, selecionamos no seio da metodologia qualitativa o método de Estudo de Caso, e como técnicas auxiliares de recolha de dados, elegemos o “Focus Group”, a Entrevista Semiestruturada e a análise documental que incidiu em alguns normativos legais e outros documentos internos da escola que pensamos fundamentais, como o Projeto de intervenção, os relatórios de Auto Avaliação e da Avaliação Externa. Findado o processo empírico, podemos revelar a relação estreita entre os mandatos para a excelência escolar e as alterações nos modos de trabalho do professor, que se vieram a manifestar nas dimensões quantitativas, qualitativas e comportamentais, para além de comprovar que a imperiosidade de aquisição de novas competências atitudinais, se adquirem e desenvolvem nas comunidades de aprendizagem, entre pares, sendo que estas não estão diretamente relacionadas com a melhoria das aprendizagens dos alunos.
In a context particularly marked by the growing demand for a high quality education system, this research analyses the changes that occur in the Portuguese high school education system, caused by a political agenda to enhance excellent results in the schools. To galvanize excellent results, pressures from multiple quadrants are necessarily thought to exist, albeit in a latent form, with an impact on the teachers' working modes and implying that they have to acquire new skills to perform new roles, committing them to be active for the sake of change. For being a recent phenomenon, this situation is the core of our investigation. Aware of the difficult task that I would face, on the one hand due to the complex and ambivalent nature of the field that revolves around education and on the other, because of the inevitable confrontation with an emerging issue that points to the genesis of a paradigm that requests high levels of productivity from the schools. This research proposed to unfold, along with a group of teachers and with recourse to pre-defined goals, some themes that will potentially support the clarification of the problem. For this we selected, within the qualitative methodology, the Case Study method, and, as auxiliary techniques of data collection, we chose the "Focus Group", the Semi-structured Interview and the documental analysis that focused on some legal regulations and other internal documents school we thought to be fundamental such as the Intervention Project, the Self-Assessment reports and External Evaluation. Ended the empirical process, we can reveal the close relationship between mandates for scholastic excellence and changes in teachers' working modes, which came to express in quantitative, qualitative and behavioral dimensions. Moreover, they prove that the urgent acquisition of new attitudinal skills are acquired and developed in the learning communities, between peers, and are not directly related to the improvement of student’s learning processes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40956
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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