Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40883

TítuloAvaliação de desempenho no Theatro Circo: criação de um Balanced Scorecard
Autor(es)Magalhães, Diana Marques da Cunha
Orientador(es)Carvalho, Ana Cristina de Almeida e
Palavras-chaveAvaliação de desempenho
Balanced scorecard
Sector público
Performance appraisal
Public sector
Data2015
Resumo(s)O Balanced Scorecard surgiu na década de 90 na sequência de estudos levados a cabo pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School. Foi desde logo aceite pelos gestores das empresas, e ao longo do tempo foi criada a necessidade da aplicabilidade deste modelo nas organizações públicas e sem fins lucrativos. No final da década de 90 Robert Kaplan aborda a adaptação do modelo às organizações públicas e não lucrativas num artigo, onde refere que o potencial desta ferramenta pode ser ainda maior nas organizações do sector público e nas organizações sem fins lucrativos. Nesta vertente podemos encontrar uma perspetiva financeira não como um objetivo de longo prazo mas sim como uma restrição, podendo esta ser integrada na perspetiva de clientes. Encontramos a arquitetura do modelo tendo na sua base a aprendizagem e crescimento, seguindo os processos internos, e ao mesmo nível terá a perspetiva dos clientes e a financeira estando no topo a missão e a visão da organização. Este trabalho teve como objetivo analisar a aplicabilidade deste modelo numa organização da Administração Local. Realizou-se um estudo de caso no Theatro Circo de Braga. Neste âmbito definiram-se a missão, visão, os objetivos estratégicos, as iniciativas e as metas para as diferentes perspetivas devidamente adaptadas à organização.
The Balanced Scorecard has emerged in the 90s as a result of studies carried by Professors Robert Kaplan and David Norton of Harvard Business School. It was immediately accepted by companies managers, and over time a need was created for the applicability of this model in public and non-profit organizations. In the late 90s Robert Kaplan discusses the adaptation of the model to public and non-profit organizations in an article, which states that the potential of this tool can be even higher in the public sector organizations and non-profit organizations. In this respect we can find a financial perspective not as a long-term goal but as a restriction, which may be integrated in the customer perspective. We find the model architecture which is based on learning and growth, following the internal processes and at the same level we will have the perspective of clients and the financial standing, and the mission and vision of the organization will be at the top. This project has as its main aim analyzing the applicability of this model in an organization of local administration. We conducted a case study at Theatro Circo de Braga. In this context the mission, vision, strategic objectives, initiatives and goals were defined for the different perspectives adapted to the organization.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40883
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diana Marques da Cunha Magalhães.pdf
Acesso restrito!
3,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID