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TítuloA problemática do papel da assessoria de imprensa na produção jornalística
Outro(s) título(s)The issue of public relations and press office in journalistic production
Autor(es)Barbosa, Andreia Filipa Duarte
Orientador(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveRelações públicas
Comunicação organizacional
Assessoria de imprensa
Jornalismo
Comunicação social
Relações com os média
Public relations
Organizational communication
Journalism
Social communication
Media relations
Data2015
Resumo(s)A comunicação e a difusão de mensagens têm evoluído de forma alucinante e os órgãos de comunicação social não fogem a esta realidade. O público, cada vez mais exigente, requer informação relevante e muitas organizações têm vindo a repensar as suas estratégias, incorporando ferramentas de comunicação nas rotinas de trabalho. Por essa razão, verifica-se um crescimento das relações públicas e da assessoria de imprensa que muito têm contribuído, por um lado, para o desenvolvimento das organizações, interna e externamente, e, por outro, para o aumento do fluxo informativo na comunicação social. Nos últimos anos, o assessor tem sido provido de uma maior liberdade e a típica e velha imagem do profissional, apenas limitado ao envio de notas de imprensa aos jornalistas, foi ultrapassada. As crescentes mudanças da sociedade e das organizações, aliadas à profissionalização da assessoria, têm levado à sua expansão e, consequentemente, a uma forte influência na comunicação social. Estas questões serão discutidas no presente relatório a partir da experiência de estágio na agência de comunicação Mediana Global Communication e de um estudo exploratório, realizado com base em entrevistas a jornalistas e a assessores de imprensa. Nas próximas páginas, são apresentados alguns pareceres teóricos sobre a profissão, partindo depois para uma descrição das tarefas realizadas durante o estágio e o respetivo balanço. Posteriormente, procura-se perceber até que ponto a assessoria é capaz de moldar a agenda mediática, considerando o desenvolvimento e a modernização das técnicas e dos serviços disponibilizados. Da mesma forma, tenta-se compreender a dinâmica existente nos relacionamentos entre os dois campos, questionando se serão, ou não, cruciais aquando da divulgação de informação junto da comunicação social. Terminamos o estudo com uma reflexão sobre as principais consequências desta forte influência da assessoria no jornalismo e sobre o futuro de ambas as profissões.
Communication and broadcasting of news and messages have been evolving on an unbelievable dimension. The various media channels are not an exception to this reality. The audience, now more demanding than ever, requires relevant information and many organizations are rethinking their business strategies, incorporating communication tools in their work routines. For that reason, it is remarkable the growth of public relations and press office which have contributed, on the one hand, to organization‘s development, intern and externally, and, on the other hand, to increase information flow in the media. Over the past few years, these professionals have been provided with more freedom, which allows expanding the operation areas and increasing the quality of the service provided. The old image of the professional, limited to write and send press releases to journalists, is now outdated. Changes in society and organizations and the professionalization of public relations have contributed to their expansion and developed a strong presence and influence in social media. These issues will be discussed based on my internship experience at the communication agency Mediana Global Communication and on an exploratory study, which contains interviews with journalists and public relations executives/officers. On the next pages, it will be presented some theoretical views about the career, leading then to a brief description and analysis of the principal tasks performed during the internship. Posteriorly, we will try to understand how much the public relations professionals are capable to shape the media agenda, considering the development and modernization of techniques and services provided. Also, we will analyse the dynamics between the relationships between both of the fields, questioning either if they are, or not, crucial during the dissemination of information next to the social media. We end this study with a reflection about the main consequences of this strong influence from the public relations on journalism and what will be the future for both careers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40795
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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