Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40765

TítuloO perfil e as motivações do visitante gastronómico e do enoturista de Guimarães
Autor(es)Carvalho, Ricardo José Gôja de Sousa Fontes de
Orientador(es)Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Palavras-chaveTurismo
Visitante
Excursionista
Turismo gastronómico
Enoturismo
Perfil do visitante
Motivações gastronómicas e enoturístas
Tourism
Visitor
Hiker
Food tourism
Wine tourism
Visitor profile
Dining motivations and enoturístas
Data2015
Resumo(s)O turismo é um setor que encerra serviços e atividades ligadas às deslocações, alimentação, alojamento, circulação de produtos típicos, atividades relacionadas com os movimentos culturais, de lazer, de entretenimento e de visitas. Está associado também a um conjunto de serviços que tem por objetivo promover, executar e planear os serviços de receção e de viagens, hospedagem e atendimento aos grupos e aos indivíduos, fora das suas residências habituais. O estudo dos fenómenos turísticos apresenta uma característica multidisciplinar, ou seja, envolve várias áreas de estudo tais como, a sociologia, a economia, a psicologia, a história, a antropologia e a geografia. Segundo a Associação Internacional do Turismo Gastronómico (I.C.T.A.), o turismo gastronómico é um nicho de mercado emergente. No Plano Estratégico Nacional do Turismo 2007-2015 (Ministério da Economia e do Emprego, 2012), o turismo gastronómico e dos vinhos foi considerado como um dos produtos estratégicos do turismo nacional. O mesmo plano equacionou a divulgação da qualidade e da riqueza da gastronomia e dos vinhos. Tendo por base estes pressuposto, o objetivo principal do presente estudo consiste em realizar uma caracterização do perfil do visitante gastronómico e do enoturista do município de Guimarães, utilizando variáveis demográficas e comportamentais (e.g., os hábitos dos visitantes). Também, se tenta confirmar se os visitantes nacionais e estrangeiros vêm a Guimarães, por motivos gastronómicos e enoturísticos. Por último, aferir se os visitantes realizam os dois tipos de turismo: o gastronómico e o enoturismo e quais os motivos gastronómicos dos visitantes. A caraterização do perfil do visitante gastronómico e do enoturita de Guimarães foi baseada no tratamento e na análise da informação de inquéritos e de entrevistas realizados e da análise do perfil e dos comentários dos visitantes dos restaurantes de Guimarães do website Tripadvisor. Concluímos que o visitante gastronómico e o enoturista são, sobretudo, homens acima dos 35 anos e casados. Apresentam uma formação académica superior, vêm das regiões do Alentejo, de Lisboa, do Porto e do Minho. Gostam de repousar e de saborear uma boa refeição (salgado ou doce) num estabelecimento de restauração ou numa quinta/adega. São portugueses, espanhóis, brasileiros, franceses, ingleses e alemães, são exursionistas, vêm acompanhados pelas esposas(os), família e amigos e não fazem reserva. Apreciam os pratos típicos (e.g., os rojões à moda do Minho, a vitela assada, o cabrito assado, as Tortas de Guimarães e o Toucinho do Céu) e gostam dos vinhos verdes e maduros. Apreciam as provas de vinho e as visitas às vinhas, dão muito boas classificações aos estabelecimentos de restauração e das quintas/adegas de Guimarães e as suas principais motivações são “Repousar e saborear uma boa refeição num restaurante, numa quinta ou numa pastelaria”.
Tourism is a sector that includes services and activities related to travel, food, accommodation, circulation of typical products, activities related to the cultural movements, leisure, entertainment and visits. It is also associated with a set of services that aims to promote, implement and plan the reception and travel services, accommodation and assistance to groups and individuals, outside their usual homes. The study of tourism phenomenon has a multidisciplinary character, i.e., it involves several areas of study such as sociology, economics, psychology, history, anthropology and geography. According to the International Association of Gastronomic Tourism (ICTA), the gastronomic tourism is an emerging market niche. The National Strategic Plan for Tourism 2007- 2015 (Ministry of Economy and Employment, 2012), the gastronomic tourism and wine was considered one of the strategic products of domestic tourism. The same plan aims to promote the quality and richness of the cuisine and wines. Based on these assumptions, the main aim of this study is to conduct a characterization of the gastronomic visitor profile and the city of Guimarães enoturista using demographic and lifestyle factors (i.e., the habits of visitors). Also, trying to confirm whether domestic and foreign visitors come to Guimarães, for dining and enoturísticos reasons. Finally, check whether visitors carry out the two types of tourism: the gastronomic and wine tourism and gastronomy which motives of visitors. The characterization of the gastronomic visitor profile and the Guimarães wine tourism was based on the treatment and analysis of information from surveys and interviews conducted and analysis of profile and comments of visitors to Guimarães restaurants Tripadvisor website. The gastronomic visitor and enoturista are mainly men over 35 years old and married. Have superior academic training, come from the regions of Alentejo, Lisbon, Porto and Minho. They like to rest and enjoy a good meal (salty or sweet) in a catering establishment or a farm/ winery. Portuguese, Spanish, Brazilian, French, English and German, are exursionistas, are accompanied by their wives (the) family and friends and do reserve. Enjoy the typical dishes (i.e., the roasted pork of Minho, roast veal, roast kid, “Tortas de Guimarães” [squash, eggs, almond and sugar] and “Toucinho do Céu” [bacon from heaven]) and like the green and ripe wines. They also enjoy the wine tasting and visits to the vineyards, they give excellent ratings to catering establishments and the farms/wineries of Guimarães and its main motivations are "Stand and enjoy a good meal in a restaurant, a farm or a pastry."
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40765
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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