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https://hdl.handle.net/1822/40657
Título: | Geração de uma rede pedonal em formato vectorial e definição de percursos pedonais em ambiente urbano: estudo de caso na Póvoa de Varzim |
Outro(s) título(s): | Generation of a pedestrian network in vectorial format and definition of pedestrian paths in urban environment: case study in Póvoa de Varzim |
Autor(es): | Costa, Pedro Mateus da Silva |
Orientador(es): | Rodrigues, Daniel Souto |
Palavras-chave: | Geração de uma rede pedonal Percursos pedonais Sistemas de informação geográfica Generation of a pedestrian network Pedestrian routes Geographical information system |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Ao longo dos últimos anos, observou-se um aumento do uso do modo de mobilidade
pedonal no interior das cidades, associado à procura de locais de circulação seguros e
atrativos. Na realização dos seus trajetos, um dos fatores de principal importância para os
peões relaciona-se com a eficiência dos percursos, despendendo o menor tempo possível nos
trajetos entre dois pontos.
Atendendo ao exposto, esta dissertação tem por objetivo a geração de uma rede pedonal
em formato vetorial em ambiente urbano, como tal, foi elaborada uma metodologia de
geração de uma rede pedonal urbana num sistema de informação geográfica, baseada nos
locais de circulação de peões e nos principais percursos realizados pelos mesmos. Para testar e
validar a metodologia, recorreu-se a um estudo de caso no centro urbano da cidade da Póvoa
de Varzim, onde se efetuou o levantamento de todos os espaços caminháveis e as rotas de
transportes públicos coletivos rodoviários, de forma a gerar percursos pedonais e
multimodais.
Procedeu-se à análise do uso de dois modos de deslocação, modo pedonal e modo
multimodal, em função das características do tipo de percurso e do tempo despendido na sua
execução.
Foram obtidos diferentes resultados de acordo com o tipo de percurso a efetuar
dependendo do fator de impedância aplicados, sendo feita em todas as situações a comparação
entre o percurso gerado em modo pedonal, sem fator de impedância, e o percurso gerado com
o determinado fator em análise. Over the last few years an increase of walking as a mobility strategy has been observed in cities, with pedestrians looking for safe and enjoyable routes. Regarding route choices pedestrians are also considering the efficiency of routes that take a smaller amount of time between two points. Considering the above this dissertation aims to generate a walking network in vectorial format within urban environment. A methodology for the creation of an urban walking network in a geographic information system was created based on pedestrian’s walking areas and main routes used by them. In order to test and validate, a case study of the urban city centre of Póvoa de Varzim was undertaken mapping all pedestrian dedicated walkable places, and the routes of road public transport, so that walking and multimodal routes could be generated. Analysis was made of walking and multimodal modes taking into account the type of route and time spent. Different results were obtained in relation to the type of route depending of the impedance factor applied, being made in all cases the comparison between the route generated in walking mode ,without impedance factor, and the route generated with the acknowledged factor. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40657 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Pedro Costa - 50815 - Tese _DSR_2015.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |