Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40430

TítuloAlfabetização de jovens e adultos no estado do Rio de Janeiro, Brasil: o significado de um desafio para a inclusão social
Outro(s) título(s)Literacy for youth and adults in the state of Rio de Janeiro, Brazil: the meaning of a challenge for social inclusion
Autor(es)Cunha, Rosa Maria Torte da
Orientador(es)Silva, Eugénio Alves da
Firmeo, Thereza Penna
Palavras-chaveAlfabetização de Jovens e Adultos
Continuidade de Estudos
Professores Alfabetizadores de Jovens e Adultos
Políticas Públicas Educacionais
Literacy of youth and adults
Continuity of studies
Literacy teachers for youth and adults
Public educational policy
Data20-Nov-2015
Resumo(s)O estudo referente à Alfabetização de Jovens e Adultos na Cidade do Rio de Janeiro e seu significado para a inclusão social desta população foi desenvolvido a partir de aspectos relevantes relacionados com os protagonistas deste processo - alunos, professores, coordenadores, gestores e especialistas - ou seja, quem são; como vivem; o que pensam. Nesse sentido, buscou contextualizar o analfabetismo de jovens e adultos, em termos nacionais, no período de 1970 a 2010. Pensamentos, críticas e sugestões de estudiosos do tema foram trazidos a esse estudo, na tentativa de analisar o significado e a utilidade dos Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos para a integração pessoal e social de seus participantes. Para fundamentar a investigação, foram priorizadas reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos, no que tange à Alfabetização, no âmbito da Educação Básica na qual a pedagogia Freiriana mereceu especial destaque. A Legislação Educacional Brasileira que trata dessa etapa de ensino foi então analisada em seus detalhes mais pertinentes. Ressaltou-se o analfabetismo na Educação Brasileira e os mais recentes Programas em nível nacional, para sua erradicação: Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1970/1996), Programa Alfabetização Solidária-PAS (1997/2002) e Programa Brasil Alfabetizado (2003 até os dias atuais). Um aspecto importante foi o exame dos fatores que afetam o sucesso da Alfabetização de Jovens e Adultos e a importância da continuidade de estudos nesse processo. Delineou-se como campo do estudo, a Região Metropolitana da Cidade do Rio de Janeiro, situada no Estado do Rio de Janeiro/Região Sudeste/Brasil. A população-alvo incluiu alunos e professores de programas regionais e locais das Redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino. São ainda componentes dessa população, especialistas e autoridades que, de alguma forma, tiveram participação direta ou indireta na alfabetização em estudo. Procedimentos qualiquantitativos foram utilizados para a coleta de dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a uma amostra de alunos e professores, pertencentes aos diferentes tipos de Programas, anteriormente mencionados. Aos especialistas e autoridades foi aplicada entrevista com questões abertas, no contato direto individual. As respostas dos diferentes atores foram analisadas e categorizadas. Os resultados revelaram que os Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos são necessários à inclusão social de seus participantes, uma vez que a grande maioria dos alunos afirmou sentir-se mais integrada nos diversos grupos sociais a que pertence e declarou seu interesse em dar continuidade aos estudos. Professores, autoridades e especialistas, por sua vez, foram unânimes em considerar a alfabetização como o primeiro passo para o exercício consciente da cidadania. Contudo, há necessidade de maior articulação dos Programas com os Órgãos Governamentais e com a sociedade em geral, para propiciar a esses alunos uma alfabetização de qualidade, na qual se inclua a formação da pessoa e do cidadão, tanto no que se lhes oferece, como na preparação dos professores. É também essencial a continuidade dos estudos dos egressos dos Programas e o provimento de condições exequíveis para que os alunos possam trabalhar e estudar, sem prejuízo de qualquer dessas atividades. Espera-se que assim eles possam se integrar plenamente nos grupos sociais aos quais pertencem por direito. Outra importante constatação é a premência de se valorizar o profissional que atua nas classes de Alfabetização de Jovens e Adultos.
This study is centered on the literacy programs for youth and adults in the city of Rio de Janeiro in Brazil and their importance of such programs for the social inclusion of this population segment. The research originated from relevant concerns about the protagonists of the literacy process - students, teachers,coordinators, administrators and specialists: who they are, how they live, and what they think. To this end, the issue of illiteracy among youth and adults was examined within the national context during the period from 1970 to 2010. Thoughts, critiques, and suggestions of professionals and researchers were gathered and brought into the study in an attempt to analyze the meaning and utility of the literacy programs for the personal and social integration of the participant youth and adults. To lend theoretical support for the investigation, priority was given to reflections in the area of basic education about the literacy process of youth and adults, with particular emphasis on the pedagogy of Paulo Freire. Relevant aspects of the Brazilian Educational Legislation concerning this basic stage of schooling were then analyzed. The analysis highlighted illiteracy in Brazilian education as well as the main national programs implemented for eradicating it, such as: Movimento Brasileiro de Alfabetização/Mobral (Brazilian Movement for Literacy) -1970-1996; Programa de Alfabetização Solidária/PAS( Program of Supportive Literacy) - 1997-2002; and Brasil Alfabetizado (Brazil made Literate) -2003 to present. An important aspect was to examine the factors that affect the success of the literacy programs of youth and adults along with the importance of continuing education of participants beyond the programs. The setting of the study was the metropolitan region of the city of Rio de Janeiro, located in the south eastern part of the state of Rio de Janeiro. The target population included students and teachers of regional and local programs of the municipal, state and private educational systems. Other members of this group were specialists and authorities that directly or indirectly participated in the literacy process. Qualitative and quantitative procedures were utilized to collect data including semi-structured interviews conducted with a sample of students and teachers from the different types of programs mentioned earlier.For specialists and authorities an individual interview with open questions was administered in direct contact with the author. Responses were analyzed and categorized. Results showed that literacy programs for youth and adults are necessary to promote social inclusion of their participants. A large majority of students stated feeling more integrated into the various social groups to which they belonged, and declared their interest in continuing their studies. Teachers, authorities and specialists unanimously considered literacy as the first step for the conscious exercise of citizenship. However, there is also a great need for stronger articulation among literacy programs, governmental organizations and society in general, in offering those students a high quality literacy program that can provide personal and citizenship development both through content and through teacher preparation. It is also essential to ensure that the exiting students continue their studies after the program and to provide feasible conditions to help them study and work at the same time without disrupting either situation. It is thus hoped that they will be fully integrated into the social groups to which they have the right to belong. One other important conclusion was about the urgency of valuing the professional who conducts the literacy classes for youth and adults.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40430
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Rosa Maria Torte da Cunha_2014.pdf4,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID