Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40200

TítuloPlano estratégico de marketing de uma empresa de moda portuguesa: estudo de caso da marca Guimanos
Outro(s) título(s)Marketing strategic plan of a fashion company: a case study: Guimanos
Autor(es)Martins, Patrícia Santoalha Torres
Orientador(es)Abreu, Maria José
Marques, Nuno Filipe Pinto de Oliveira
Palavras-chaveMarketing
Marca de moda
Plano de marketing
Comunicação
Fashion brand
Communication
Marketing strategies
Data2015
Resumo(s)A comunicação e marketing de uma marca são termos complexos. Tanto a comunicação como o marketing são influenciados por constantes mudanças do meio que a envolve, como são percebidos pelo consumidor e como são aceites no mercado. Neste sentido, é necessário o desenvolvimento de estratégias de comunicação e de marketing que possibilitam a marca a enfrentar o mercado de forma sustentável. Este trabalho tem como principal foco a comunicação de uma marca de moda. Com este intuito, desenvolveu-se um estudo, em contexto empresa, sobre a marca de moda portuguesa GUIMANOS. Primeiramente é realizado um diagnóstico da marca que permitiu identificar as suas principais falhas de comunicação. Esta observação permitiu apresentar soluções para estes problemas, como também permitiu a apresentação de novas propostas de comunicação. Depois da análise de todos os aspetos relacionados com a marca desenvolveu-se o Manual da Identidade da Marca incluindo a construção de um novo branding, como também a apresentação do Plano Estratégico de Marketing da Marca. Neste contexto, este trabalho contribui para a reorganização e elaboração de novas estratégias de marketing e comunicação de forma a conquistar o mercado nacional e reforçar a sua imagem junto do consumidor.
Brand communication and marketing are complex issues. Both are influenced by constant change and different customer perception which influence how the brand is accepted in the market. In a strong competitive fashion market it’s important to develop strategies that will give clear brand communication, together with sustainable marketing. The principal focus of this work is my analysis of the marketing strategy of a specific Portuguese fashion brand named “GUIMANOS”. Initially a thorough brand analyses was important to identify any miscommunication issues and find solutions/ new ideas to improve it. This resulted in development of a “Brand Identity” which resulted in new branding and strategy for marketing it. This project contributes to the reconstruction of new marketing and communication strategies to strengthen this product in a national market and reinforce the brand image to the costumer.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40200
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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