Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40199

TítuloCiclo de vida do produto: desenvolvimento e produção: estudo de caso
Outro(s) título(s)Product life cycle: development and production: case study
Autor(es)Félix, Isabel Adriana Fernandes
Orientador(es)Vasconcelos, Rosa
Data2015
Resumo(s)Todas as empresas lutam por estratégias que as orientem ao sucesso, mas o desenvolvimento de uma estratégia competitiva depende da existência de uma visão clara, global e detalhada da empresa (Houben et al., 1999). Deste modo, a utilização, por parte das empresas, de metodologias que facultem essa visão é fundamental. O presente estudo de caso resulta da procura pela otimização do ciclo de vida de um produto têxtil, com a intenção de aumentar a competitividade do seu negócio. O produto é fabricado em Portugal e exportado para uma multinacional americana. Foi estudado o ciclo de vida do produto compreendido entre a fase de desenvolvimento de amostras até à entrega da mercadoria final. Com o objetivo de obter uma visão clara da empresa procedeu-se ao levantamento aprofundado da sua estrutura, da sua posição competitiva, das suas caraterísticas e necessidades. Para isso, recorreu-se à utilização de duas metodologias. A primeira diz respeito ao estudo do ciclo de vida do produto, dividido em três vertentes: custo, tempo e fluxo de informação. A segunda refere-se à realização de análises SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) que permitiram o conhecimento do ambiente interno e externo em que a empresa e o ciclo de vida do produto se inserem. Deste estudo resultaram a proposta de um conjunto de estratégias e melhorias que visam a otimização e o aumento da competitividade da empresa e do ciclo de vida do produto, bem como a conceção de uma ferramenta para atingir estes objetivos.
Organizations struggle to find strategies that guide them to success, however the development of a competitive strategy depends on the existence of a clear, global and detailed vision (Houben et al., 1999). Therefore, the use of methodologies that provide this kind of vision is crucial for companies. This case study arises from the demand of optimizing the life cycle of a textile product, with the intention of increasing its business competitiveness. The product is made in Portugal and exported to an American multinational. The life cycle of the product, from the sample development stage until the delivery of the final merchandise was studied. In order to obtain a clear vision of the company, an in-depth survey of its structure, competitive position, features and needs was carried out. To do so, two methodologies were used. The first methodology used was the study of the product life cycle, split into three aspects: cost, time and flow of information. The second one relates to the execution of SWOT analysis (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), which led to the knowledge of the internal and external environment where the company and the product life cycle are inserted. The outcomes of this study were the proposal of a group of strategies and improvements aimed to increase the competitiveness and the optimization of the company and of the product life cycle, as well as creating a tool to achieve these objectives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40199
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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