Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3971

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVale, Isabel-
dc.contributor.authorCarneiro, Constantino Pinto Pereira-
dc.date.accessioned2006-01-17T15:21:37Z-
dc.date.available2006-01-17T15:21:37Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/3971-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação, àrea de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática.eng
dc.description.abstractO insucesso na disciplina de Matemática, nas nossas escolas, é um dado adquirido. Investigadores na área da edução matemática, professores, encarregados de educação e até os próprios alunos são unânimes ao reconhecerem o insucesso nesta área disciplinar. Vários são os autores a afirmar que o computador é uma excelente ferramenta educativa ao serviço do ensino/aprendizagem da matemática. Ainda referem que existe a necessidade, nos dias de hoje, de criar novos métodos de ensino da matemática, passando pelo uso das novas tecnologias. Nesta perspectiva, realizou-se um estudo com uma turma constituída por 19 alunos de uma Escola Básica, com propósito de compreender qual o contributo de um programa para computador (SuperLogo) na aprendizagem da geometria do 5.º ano de escolaridade, nomeadamente na construção de polígonos e sólidos geométricos, também sendo objecto de estudo, as atitudes e reacções manifestadas pelos alunos durante a utilização do referido programa, na aula de matemática. A investigação em causa assume um carácter qualitativo, caracterizandose de forma descritiva e interpretativa, realizando-se um estudo de caso de três alunos, que foram escolhidos criteriosamente. Os principais instrumentos de recolha de dados, definiram-se por entrevistas, observações na sala de aula e vários documentos, tais como: questionários, relatórios, ficheiros produzidos pelos alunos e as tarefas propostas. Os dados recolhidos tiveram ainda o apoio de gravações áudio. Um aspecto importante da investigação foi a utilização das tarefas previamente elaboradas pelo investigador e administradas aos alunos, como forma privilegiada de recolha de dados. A utilização do computadores contribuiu, de forma decisiva, para criação de um bom ambiente de trabalho na aula de matemática. Durante a utilização da linguagem Logo, por parte dos alunos, notou-se bastante motivação e empenho na realização das tarefas, facto que contribuiu para que se estabelecesse uma relação positiva dos alunos com as actividades matemáticas, nomeadamente na aquisição do conceito de polígono, perímetro de um polígono, bem como capacidades na construção de polígonos, planificações e sólidos geométricos. Somos levados a concluir, pelos resultados obtidos neste estudo, que o ensino/aprendizagem da matemática pode beneficiar com a utilização da Linguagem Logo, no desempenho da mesma e na criação de um ambiente de trabalho propício à sua aprendizagemeng
dc.description.abstractA general failure in our schools is since long well-known as far as the teaching or learning of Mathematics is concerned. Instructing Mathematical researchers, teachers, parents, and even students are unanimous when admitting such a handicap concerning Mathematics as a subject of study. So many authors are the opinion that the computer is so worthy an educative tool in rendering a service to both the teaching and learning of Mathematics. Moreover, they still point to the fact that, at the present time, one is compelled to acquire new methods of teaching Mathematics, by making use of new technologies. Such a work took place and was carried out with a group of nineteen pupils, all attending Escola Básica 2,3 Vieira de Araújo. In this way, such an accurate investigation as this, happened with the fixed purpose of realizing the contribution of a SuperLogo computer program as far as learning of Geometry in the fifth degree is concerned, namely, in the making of geometric polygons and solids, as well as, the pupils’ reactions while using the already mentioned program in the Maths class. The study in question assumes itself a qualitative nature manifesting its character by a descriptive and interpretative form. Taken as a circumstantial study of three students, they all were chosen from their Maths class in accordance with definite criteria. The main ways and means of data gathering took form through interviews, remarks in the classroom and examination of several documents, such as, questionnaires, reports, documents created by the students themselves and the suggested tasks. The collected data was also supported by audio recorded information. An important aspect of this research was the use of tasks previously prepared by the researcher and afterwards suggested to the students, as a privileged method to collect data. The use of computers contributed decisively to a successful working environment in the Maths class. As for the students, during the period when LOGO Language was in use, there was a great motivation and interest in the accomplishment of tasks, which largely contributed to create a positive relationship between the pupils and the mathematical activities, namely, by the acquirement of the notion of a polygon, the perimeter of a polygon, as well as an intrinsic stuff for making polygons, plannings and respective geometric solids. One also has come to the conclusion that, in this research, the teaching and learning of Mathematics can largely improve with the help of LOGO Language, both within the mathematical performance and the creation of a working environment leading to a profitable learning of Mathematics. .eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleO contributo da linguagem Logo no ensino e aprendizagem da geometria: uma proposta de ensino de geometria no 5º ano de escolaridadeeng
dc.typemasterThesispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ANEXOS.pdf475,48 kBAdobe PDFVer/Abrir
CAPA DA TESE.pdf13,38 kBAdobe PDFVer/Abrir
CORPO DA TESE.pdf418,36 kBAdobe PDFVer/Abrir
INÍCIO DA TESE.pdf34,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID