Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39399

TítuloCultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário
Outro(s) título(s)Culture, leadership and school results: an approach from the secondary school student’s representations
Culture, leadership et résultats scolaires: une approche des représentations des élèves de l’école secondaire
Liderazgo y resultados escolares: enfoque a partir de las representaciones de los alumnos de secundaria
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
Palavras-chaveLiderança escolar
Cultura organizacional escolar
Resultados escolares
Representações dos alunos
School leadership
School organizational culture
School results
Leadership
Culture organisationnelle de l’école
Résultats scolaires
Liderazgo escolar
Data2015
EditoraUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
RevistaRevista Lusófona de Educação
CitaçãoTorres, Leonor L. & Palhares, José A. (2015). Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário. Revista Lusófona de Educação, 30, pp. 99-121.
Resumo(s)Grande parte dos estudos produzidos sobre a liderança escolar tem incidido na análise da relação entre os processos de liderança, a aprendizagem e o sucesso. Embora esta convergência de enfoque (liderança/sucesso) encubra abordagens teóricas, disciplinares e metodológicas muito diferenciadas, é evidente a presença de uma perspetiva unidirecional, mais focada nas políticas e nas práticas de liderança e menos na forma como estas são entendidas pelos alunos. Neste artigo, propomos um enfoque invertido, focado nas representações dos alunos sobre os processos de liderança. Do ponto de vista metodológico, recorremos aos dados recolhidos no âmbito de quatro estudos de caso realizados em escolas/agrupamentos com ensino secundário, resultantes da administração de um inquérito por questionário e da realização de focus group a alunos com resultados académicos de excelência e a alunos não incluídos neste nível de desempenho. Elegemos como referência analítica um estudo de caso de longa duração, a partir do qual colocamos em confronto os dados recolhidos nos outros três contextos estudados. Os resultados deste estudo apontam para a existência de relações e diferenças significativas entre a cultura organizacional da escola e os estilos de liderança, sendo destacada a importância do papel do Diretor na condução do ideário de excelência da escola.
Most of the studies on school leadership have been focusing on the analysis of the relationship between leadership processes, learning and success. Although this convergence analysis (leadership / success) blinds very different theoretical, disciplinary and methodological approaches, it is clear the presence of a oneway perspective, more focused on the policies and leadership practices and less in the way they are understood by the students. In this paper, we propose an inverted approach, focused on the students’ perspectives about leadership processes. From a methodological point of view, we used the data collected in the four case studies in schools / clusters of schools with high education, particularly those resulting from the administration of a survey and the conduction of focus group to students with excellent results and to students not included in this performance level. We selected as analytical reference a long-term case study, from which we put in confrontation the data collected in the other three contexts studied. The results of this study point to the existence of meaningful relationships and differences between organizational culture and school leadership styles, being highlighted the importance of the Director’s role in the establishment of a culture of excellence.
La plupart des études réalisées sur le leadership ont porté sur l’analyse de la relation entre les processus de leadership, l’apprentissage et la réussite. Bien que cette convergence d’approche (Leadership /succès) cache les différentes perspectives théoriques, disciplinaires et méthodologiques, il est clair la présence d’un point de vue à sens unique, plus axé sur les politiques et les pratiques de leadership et moins dans la façon dont elles sont comprises par les étudiants. Dans cet article, nous proposons une approche inversée, concentrée, en premier lieu, sur les perceptions des étudiants sur les processus de leadership. D’un point de vue méthodologique, nous avons utilisé les données recueillies dans les quatre études de cas dans les écoles avec l’enseignement secondaire, en particulier celles résultant de l’administration d’un questionnaire et de la réalisation d’un groupe de discussion aux étudiants avec la réussite scolaire de l’excellence et aux étudiants non inclus dans ce niveau de performance. Nous avons choisi comme référence une étude de cas à long terme, à partir de laquelle les données sont mises en confrontation avec les trois autres contextes étudiés. Les résultats indiquent l’existence d’une forte relation entre la culture organisationnelle et les styles de leadership scolaire, et il est clair pour les étudiants l’importance du rôle du chef d’établissement dans la promotion de la culture de l’excellence.
Una gran parte de los estudios producidos sobre liderazgo escolar se centran en el análisis de la relación entre los procesos de liderazgo, el aprendizaje y el éxito. Aunque esta convergencia de perspectivas (liderazgo/éxito) oculte enfoques teóricos, disciplinarios y metodológicos muy distintos, es evidente la presencia de una perspectiva unidireccional, más enfocada en las políticas y en las prácticas de liderazgo y menos en la forma como estas son entendidas por los alumnos. En este artículo proponemos un enfoque invertido, hacia las representaciones de los alumnos sobre los procesos de liderazgo. Del punto de vista metodológico, utilizamos los datos recopilados en el ámbito de cuatro estudios de caso realizados en escuelas/ agrupamientos con enseñanza secundaria, resultantes de la aplicación de una encuesta por cuestionario y de la realización de focus group en alumnos con resultados académicos de excelencia y en alumnos no incluidos en este nivel de rendimiento. Elegimos como referencia analítica un estudio de caso de larga duración, a partir del cual hemos comparado los datos recopilados en los otros tres contextos estudiados. Los resultados de este estudio apuntan para la existencia de relaciones y diferencias significativas entre la cultura organizacional de la escuela y los estilos de liderazgo, con destaque para la importancia del papel del Director en la conducción de un ideario de excelencia de la escuela.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39399
ISSN1645-7250
e-ISSN1646-401X
Versão da editorahttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/current
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo LLT JAP RLE 2015.pdf149,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID