Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39135
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antunes, Ana Pereira | por |
dc.contributor.author | Morais, Maria de Fátima | por |
dc.contributor.author | Martins, F. | por |
dc.date.accessioned | 2015-12-22T14:34:10Z | - |
dc.date.available | 2015-12-22T14:34:10Z | - |
dc.date.issued | 2015-01 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/39135 | - |
dc.description.abstract | O talento académico, reconhecido algumas vezes pela atribuição de prémios de mérito aos alunos com desempenhos escolares excelentes, representa um potencial importante disponível em cada país, sendo que a transformação da excelência académica em sucesso profissional tem estimulado algum investimento da comunidade científica. Neste projeto, pretende-se validar um questionário de autorrelato (Scaeger et al, 2012), construído a partir das três componentes base do comportamento sobredotado e criativo segundo Renzulli (2005): habilidades, criatividade e motivação, o qual na versão portuguesa aparece com a denominação de Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico (ICPADA). A amostra é constituída por 1366 alunos, do 1º ciclo do ensino superior português, e distribuídos por 3 áreas de saber: Ciências e Tecnologias; Ciências Sociais e Humanas; Artes e Humanidades. Apresentam-se os resultados da análise fatorial exploratória, bem como os valores de alfa de Cronbach, os quais se revelam adequados. Os resultados nas 6 dimensões do ICPADA - Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural - apontam para uma diferenciação dos alunos do grupo de mérito escolar, em relação aos colegas, em todas as dimensões analisadas, exceto na dimensão Interação Social. Discutem-se algumas formas de intervenção com os alunos de excelência académica neste nível de ensino, bem como futuras investigações sobre a temática | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Excelência académica | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Inventário | por |
dc.title | Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 23 e 24 janeiro 2015 | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 122 | por |
oaire.citationEndPage | 131 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atas Cognição e Aprendizagem.pdf | 165 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |