Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39135

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Ana Pereirapor
dc.contributor.authorMorais, Maria de Fátimapor
dc.contributor.authorMartins, F.por
dc.date.accessioned2015-12-22T14:34:10Z-
dc.date.available2015-12-22T14:34:10Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39135-
dc.description.abstractO talento académico, reconhecido algumas vezes pela atribuição de prémios de mérito aos alunos com desempenhos escolares excelentes, representa um potencial importante disponível em cada país, sendo que a transformação da excelência académica em sucesso profissional tem estimulado algum investimento da comunidade científica. Neste projeto, pretende-se validar um questionário de autorrelato (Scaeger et al, 2012), construído a partir das três componentes base do comportamento sobredotado e criativo segundo Renzulli (2005): habilidades, criatividade e motivação, o qual na versão portuguesa aparece com a denominação de Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico (ICPADA). A amostra é constituída por 1366 alunos, do 1º ciclo do ensino superior português, e distribuídos por 3 áreas de saber: Ciências e Tecnologias; Ciências Sociais e Humanas; Artes e Humanidades. Apresentam-se os resultados da análise fatorial exploratória, bem como os valores de alfa de Cronbach, os quais se revelam adequados. Os resultados nas 6 dimensões do ICPADA - Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural - apontam para uma diferenciação dos alunos do grupo de mérito escolar, em relação aos colegas, em todas as dimensões analisadas, exceto na dimensão Interação Social. Discutem-se algumas formas de intervenção com os alunos de excelência académica neste nível de ensino, bem como futuras investigações sobre a temáticapor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExcelência académicapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInventáriopor
dc.titleRendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superiorpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate23 e 24 janeiro 2015por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage122por
oaire.citationEndPage131por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleIII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenhopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationIII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenhopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atas Cognição e Aprendizagem.pdf165 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID