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TítuloDa falsa integração do espectador na TV informativa
Outro(s) título(s)From false integration of viewers on informative TV
Autor(es)Lopes, Felisbela
Loureiro, Luís Miguel
Palavras-chaveInformação televisiva
Espaço público
Telespectadores
Empowered user
Television news
Public sphere
TV viewers
DataDez-2011
EditoraUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFP
RevistaEstudos em Comunicação
CitaçãoLopes, F., & Loureiro, L. M. (2011). Da falsa integração do espectador na TV informativa. Estudos em Comunicação, (10), 149-161
Resumo(s)As actuais potencialidades tecnológicas abrem, perante o (tele)spectador, a promessa de um ilusório empowered user que se vai construindo alicerçado na narrativa mítica da omnipotência, tornada modo verbal e complemento directo da promessa moderna da omnividência. No entanto, os plateaux informativos da televisão portuguesa do século XXI ainda não vêem no telespectador um elemento estruturante do seu trabalho. São escassos os programas que abrem o alinhamento à participação do público e aqueles que o fazem atiram-no para margens que pouco ou nada interferem no desenvolvimento das emissões. Neste artigo, analisamos a integração dos telespectadores em 1673 emissões informativas, distribuídas por seis canais de televisão (RTP1, SIC, TVI, SICN, RTPN, TVI 24). Trata-se de uma investigação que desenvolvemos no âmbito do projecto “Jornalismo televisivo e cidadania”.
New media fast-paced technologies are constantly feeding the contemporary (tele)spectator with the promise of "empowerment". In the last decades, an "empowered user" notion is being built around the mythical narrative of 'omnipotence', that becomes the verb and the active complement to the modern promise of 'omnividence": the one who sees everything, can do everything. However, what we actually find when we scan the news and information broadcasts of portuguese TV, is that we don't find many traces of this supposedly "empowered" spectator. Broadcasts scarcely consider a structural participation of their public, or they only include spectators in euphemistical terms, letting them in just for the sake of having them in, thus treating the public not as citizens but as audiences and revealing a false "empowerment". In this article we analyze the integration of TV spectators on a total of 1673 news and information broadcasts in 6 Portuguese channels (RTP1, SIC, TVI, SICN, RTPN, TVI 24). This work is part of a research project called "Television journalism and citizenship".
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39006
ISSN1646-4974
Versão da editorahttp://www.ec.ubi.pt/ec/10/pdf/EC10-2011Dez-08.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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