Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38701

TítuloDas intenções às iniciativas: contributos para a integração das tecnologias de informação e comunicação nas práticas de ensino/aprendizagem na Universidade de Cabo Verde
Autor(es)Silva, Elisa Lopes da Cruz Ferreira
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveTecnologias de informação e comunicação
Formação de docentes
E-learning
Uni-CV
Information and communication technologies
Teacher training
Data9-Jul-2015
Resumo(s)A universidade de Cabo Verde (Uni-CV) desde o seu surgimento em 2006 apresenta como uma das suas preocupações e missivas a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no seu quotidiano. Nesta tese procedemos a uma revisão de literatura e reflexão sobre o potencial da integração das TIC nas práticas de ensino-aprendizagem na Uni-CV no ensino presencial e a distância tendo como preocupação a identificação das condições tecnológicas e humanas existentes neste domínio na referida instituição de ensino superior de modo a apresentarmos propostas concretas para a formação dos docentes da Universidade de Cabo Verde neste domínio e de introdução de práticas pedagógicas com as TIC, nomeadamente no campo do e-learning. Para o desenvolvimento desta investigação recorremos a um estudo de caso e considerando a natureza do objeto de estudo, bem como a opção por três estratégias de investigação (descritivo, exploratório e estudo de caso único), as fontes de recolha de informação foram diversas: análise de vários documentos, entrevistas a diversos responsáveis para a área das TIC na Uni-CV, inquéritos por questionário aos discentes e docentes da Uni-CV, com o objetivo de cruzar os dados recolhidos para se descrever e caraterizar a real situação da Uni-CV no que se refere à integração das TIC nas práticas de ensino-aprendizagem no ensino presencial e a distância. Um dos resultados que sobressaiu deste estudo foi a subutilização das potencialidades da plataforma Moodle pela comunidade educativa na Uni-CV. Por último, procuramos analisar um modelo pedagógico que visou identificar as necessidades de formação dos docentes da Uni-CV no domínio das TIC, visando instigar a promoção do equilíbrio entre a perspetiva instrutivista e a perspetiva sócio-construtivista.
The Cape Verde University (Uni-CV) from its inception in 2006 has as one of its concerns and letters the integration of Information and Communication Technology (ICT) in their daily lives. In this thesis, we carried out a literature review and reflection on the potential integration of ICT in teaching and learning practices in the Uni-CV in classroom teaching and distance with concern as the identification of technological and human conditions existing in this field in that institution higher education to introduce concrete proposals for the training of teachers at the University of Cape Verde in this area and the introduction of teaching practices with ICT, especially in the e-learning field. To develop this research we use a case study and considering the nature of the subject matter as well as the option for three research strategies (descriptive, exploratory single case study), the sources of information gathering were diverse: analysis of various documents, interviews with various responsible for ICT in the Uni-CV, questionnaire surveys to students and teachers of Uni-CV, in order to cross the data collected to describe and characterize the real situation of Uni-CV with regard to the integration of ICT in teaching and learning practices in the classroom teaching and distance. One result has surfaced this study was the under-utilization of the potential of Moodle in the educational community in the Uni-CV. Finally, we analyzed a pedagogical model that aimed to identify the training needs of Uni-CV of teachers in ICT, aimed at instigating the promotion of balance between Instructivistic perspective and socio-constructivist perspective.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38701
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elisa Lopes da Cruz Ferreira da Silva.pdf2,93 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos-finais-pdf.zip165,2 kBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID