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TítuloPráticas centradas na família: identificação de comportamentos para uma prática de qualidade nos distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real
Autor(es)Fernandes, Francisca Araújo
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveIntervenção precoce
Práticas centradas na família
Família
Profissionais
Early intervention
Family centered practices
Family
Professionals
Data2014
Resumo(s)A intervenção precoce caracterizou-se no decorrer dos últimos anos por avanços significativos causados por um conjunto de influências teóricas e práticas que geraram mudanças na abordagem centrada na família. Esta abordagem vê as famílias como o principal contexto de promoção de aprendizagem e bem-estar da criança. O papel dos profissionais nesta abordagem é de reforçadores de competências dos pais e familiares, para que estes se tornem conscientes de todo o seu potencial como agentes preponderantes no desenvolvimento da criança. Deste modo, nesta investigação, intitulada “Práticas centradas na família : Identificação de comportamentos para uma prática de qualidade nos distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real”, definimos como finalidade do estudo a análise de comportamentos centrados na família por parte dos profissionais que as acompanham nas equipas locais de intervenção precoce, dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real e Braga, há pelo menos seis meses. A amostra é assim composta por 174 famílias, pertencentes aos distritos de Viana do Castelo, Vila Real e Braga, com crianças com necessidades especiais cujas idades variaram entre os 0 e os 6 anos. O presente estudo terá uma abordagem quantitativa exploratória, correlacional e o instrumento utilizado será a adaptação do “Family Centered Behavior Scale” desenvolvido por Christopher G. Petr e Reva I. Allen, em 1995., efetuada por Pereira (2003). Os principais resultados prendem-se com a especialização dos profissionais que apoiam as famílias, tendo-se apurado que 53% das famílias são apoiadas por profissionais com outro tipo de especialização que não a IP. Ainda como principa is resultados concluímos que as famílias que são apoiadas por profissionais há mais tempo e com mais experiência na IP evidenciam maior grau de satisfação e por último destacaríamos a inexistência de diferenças de frequência de comportamentos centrados na família entre a faixa etária 0-3 e 3-6.
Early intervention has been characterized over the past years by signific a nt advances caused by a number of theoretical and practical influences that led to changes in family-centered approach. This approach sees the family as the primary context for promoting learning and well-being of children. The role of professionals in this approach is reinforcing the responsibilities of parents and family, to become aware of their potential as agents prevalent in child development. Thus, in this research, entitled "Family-centered Practices: Identifying behaviors for a quality practice in the districts of Braga and Viana do Castelo Vila Real," defined as the purpose of the study's analysis of family-centered behaviors by professionals that accompany the local early intervention teams, the districts of Viana do Castelo, Vila Real and Braga, for at least six months. The sample is composed by 174 families belonging to the districts of Viana do Castelo, Vila Real and Braga, children with special needs whose ages ranged between 0 and 6 years. This study will be an exploratory, and correlational quantitative approach. The instrument used is the adaptation of "Family Centered Behavior Scale" developed by Christopher G. Petr and Reva I. Allen, in 1995, conducted by Pereira (2003). The main results are related to the experience of professionals who support families, and it was found that 53% of families are supported by professionals with different type of expertise than IP. Still main results we conclude that families are supported by professionals with more time and more experience in IP demonstrate greater satisfaction and lastly we would highlight the lack of differences in frequency of family-centered behaviors between ages 0-3 and 3-6.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38414
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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