Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38329

TítuloExploração de temas do estudo do meio (1º CEB) e das ciências da natureza (2º CEB) através de uma estratégia de ensino das ciências do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete
Outro(s) título(s)Exploitation of themes from estudo do meio (1ºCEB) and ciências da natureza (2ºCEB) using a science teaching strategy of the type Prevê-Observa-Explica-Reflete
Autor(es)Ribeiro, Ana Laura Araújo Magalhães
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Data2014
Resumo(s)O presente relatório de estágio faz parte do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo 2012/2013 e implementado em turmas do 3º e 6º anos do 1º e 2º ciclo, respetivamente, numa escola de Braga. O referido projeto teve como principais finalidades 1) Identificar os conhecimentos prévios dos alunos de ambas as turmas em relação aos tópicos programáticos escolhidos; 2) Implementar diversas atividades laboratoriais do tipo “Prevê-Observa-Explica-Reflete”; 3) Avaliar a evolução das ideias em função das atividades propostas. Os dados relativos às conceções prévias dos alunos e da avaliação das atividades, foram obtidos através de fichas de trabalho e diálogo com os alunos. As atividades experimentais realizadas estavam relacionadas com tópicos programáticos que constam nos programas de Estudo do Meio do 1ºCEB e das Ciências da Natureza do 2ºCEB. As atividades implementadas mostraram influenciar positivamente as ideias dos alunos relativamente ao tópicos programáticos selecionados.
The present internship report makes part of an intervention project which was developed in the scope of the curricular unit Prática de Ensino Supervisionada (PES), during the school year of 2012/2013 and was implemented in classes of the 3rd and 6th years from the 1st and 2nd cycles, in a school from Braga. The mains goals of the referred project were 1) Identify the previous knowledge of the students from both classes regarding the topics selected from the program; 2) Implement several and distinct “Prevê-Observa-Explica-Reflete” laboratorial approaches; 3) Evaluate the evolution of the students’ ideas according to the proposed activities. The data related with the students previous conceptions and with the evaluation of the activities, were obtained through work sheets and dialoguing with the students. The realized experimental activities were related with selected topics from the programs of Estudo do Meio of 1ºCEB and Ciências da Natureza of 2ºCEB. The implemented activities influenced positively the students’ conceptions regarding the selected and analyzed topics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38329
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Laura Araújo Magalhães Ribeiro.pdf
Acesso restrito!
4,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID