Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38264

TítuloOs esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidade
Autor(es)Azevedo, Miguel Artur Vidal Moreira de
Orientador(es)Martins, Custódia
Data2015
Resumo(s)Inserido no Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, este relatório apresenta a experiência desenvolvida durante o estágio pedagógico supervisionado. Realizado na Escola Secundária de Maximinos, em Braga, no ano letivo de 2013/2014, este estágio comportou as etapas de planificação, lecionação e avaliação de aulas, procedimentos constituintes do exercício da prática docente. O trabalho “Os Esquemas-Síntese na Lecionação de Filosofia: A sua Pertinência e Aplicabilidade” visa espelhar as etapas acima referidas, como também a componente investigativa que este estágio despoletou. O tema eleito para investigação apontou para a averiguação do papel dos esquemas-síntese na lecionação de filosofia. Pensados dentro de uma dinâmica de articulação com textos filosóficos, os esquemas sintetizadores foram trabalhados para auxiliar os alunos na compreensão dos assuntos estudados. O grau de ajuda que o processo de síntese proporcionou foi inquirido junto dos estudantes, constando também no corpo deste relatório. Este tema foi alimentado pela confiança de que a construção de esquemas-síntese assume-se como um empreendimento de grande valia. A posse de elementos simples deve levar a uma reconstituição do complexo, ordenando os pensamentos por ordem. Assim, a síntese mostra-se capaz de partir daquilo que é mais elementar para, progressivamente, permitir a compreensão do que é mais árduo.
Included in the Master’s degree in Philosophy Teaching in Secondary Education, the present training report emerges from the experience developed during the teaching period supervised. Held in Escola Secundária de Maximinos, in Braga, in the 2013/2014 school year, the professional training in Philosophy Teaching followed the steps of planning, teaching and evaluating classes, which constitutes the main procedures for the practice of teaching. The theme "Conceptual Schemes in Philosophy Teaching: Its Relevance and Applicability" aims to follow the steps above, as well as the investigative component that triggered this stage. The theme chosen for analysis pointed to the research of the conceptual schemes role in Philosophy Teaching. Thought within a dynamic connection with philosophical texts, synthesizers schemes were worked in to assist students in deep understanding the topics studied. The degree of help that the students felt was accomplished, was measured through a survey, and the results of it included in this report. The importance of the theme in analysis was supported by the belief that organizing information through synthesizers schemes has added value in the learning process. Starting from simple contents, it becomes feasible lead to a reconstruction of the complex, ordering thoughts step by step. Thus, the synthesis has proven facilitates the learning process from what is most basic to what is progressively complex, allowing understanding what is harder.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38264
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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