Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38214
Título: | Saber cooperar para saber aprender: contributos da aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais e no sucesso educativo através do desenvolvimento de um projeto curricular integrado |
Autor(es): | Silva, Diana Catarina Oliveira da |
Orientador(es): | Silva, Carlos M. |
Palavras-chave: | Aprendizagem cooperativa Competências sociais Sucesso educativo Projeto curricular integrado Cooperative learning Social skills Educational success Integrated curriculum project |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Com base numa metodologia de investigação-ação e numa abordagem ao trabalho
cooperativo, o presente relatório apresenta o projeto de investigação e intervenção pedagógica
desenvolvido num grupo de crianças do 1.º ano de escolaridade, do 1.º ciclo, ao longo da Prática
de Ensino Supervisionado II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar
e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ostenta como principal objetivo averiguar o impacto da
Aprendizagem Cooperativa na promoção de Competências Sociais e no Sucesso Educativo.
As razões que levaram à formulação desta investigação foram selecionadas e justificadas
a partir de elementos pertinentes observados no contexto educativo. Por um lado, deveram-se à
carência de hábitos de trabalho de grupo, e, por outro lado, à reduzida manifestação e
sustentabilidade de competências sociais relacionadas com a cooperação, colaboração,
compreensão, entreajuda e respeito, que na sua ausência ou falta de sistematização geravam
situações de desordem e conflito interpessoal entre as crianças. Com efeito, foram aplicados
alguns métodos de Aprendizagem Cooperativa sugeridos por Lopes e Silva (2009), já que os
autores defendem que a sua aplicação em educação formal, permite uma evolução do processo
de ensino-aprendizagem e do desenvolvimento pessoal e social da criança. De frisar ainda que a
base das intervenções realizadas tiveram o seu enquadramento na construção, desenvolvimento
e avaliação de um Projeto Curricular Integrado, que se caracteriza por ser uma ferramenta
curricular que pressupõe um papel ativo, por parte dos alunos, na construção do conhecimento
escolar.
Tal como é fundamental na investigação-ação, foram sobretudo utilizadas técnicas
qualitativas para a recolha de dados que possibilitaram um diagnóstico e conhecimento mais
aprofundado acerca da turma. A principal foi a observação participante, que foi sendo
complementada com base em notas de campo, produções das crianças, fotografias e gravações
áudio. O tratamento dos dados obtidos foi também complementado de forma quantitativa,
recorrendo-se a tabelas de observação e autoavaliação dos alunos sobre o seu desempenho no
seio dos grupos de trabalho.
À luz das evidências expostas, apesar de ter sido implementado num período de tempo
considerado restrito, o trabalho desenvolvido apresentou um impacto positivo, na medida em
que os resultados obtidos demonstram-nos uma gradual evolução na aquisição de competências
sociais nas crianças. Paralelamente, verificou-se que à medida que progrediam ao nível dessas
competências sociais, também se tornavam mais eficientes nos processos e nos resultados dos
trabalhos propostos, levando, assim, ao sucesso educativo. Based on a methodology of action-research and in an approach to the cooperative work, this report features a project of investigation and pedagogical intervention developed in a group of children in the first grade, first phase, along the Supervised Teaching Practise II, inserted in the syllabus of a Master’s Degree in Pre-School Education and First Phase Teaching of Primary School. It sports as main objective investigate the impact of Cooperative Learning in promoting Social Skills and Educational Success. The reasons that led to the formulation of this investigation were selected and substantiated from relevant elements observed in the educational context. On the one hand, it is due to a lack of group work habits and on the other hand, to the reduced expression and sustainability social skills related to cooperation, collaboration, comprehension, mutual aid and respect, that in his absence or lack of systematization generated situations of disorder and interpersonal conflict between the children. With effect some methods of Cooperative Learning sugested by Lopes e Silva (2009) were applied, as the authors defend that their application in formal education allows an evolution in the process of teaching – learning and of the personal and social development of the child. To emphasize, the base of performed interventions had their framework in the construction, development and evaluation of a Integrated Curriculum Project, characterized by a curricular tool that assumes an active role, by students, in the building of school knowledge. As it is critical in action – research, qualitative techniques were mainly used for data collection that allowed a deeper diagnosis and knowledge about the class. The main one was participative observation, which was complemented with field notes, children’s productions, photographs and audio recordings. The processing of data obtained was supplemented in a quantitative manner, using observation charts and self-assessment of students about their performance within the working groups. In light of the evidence exposed, in spite of being implemented in a period of time considered brief, there was a positive impact in the work developed, to the extent that the results obtained show us a gradual evolution in the acquisition of social skills in children. At the same time, it was found that as they progressed in those social skills, they also became more efficient in the processes and results of proposed work, thus leading to educational success. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38214 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Diana Silva.pdf | 6,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |