Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38200

TítuloLiteracia(s) com e sobre valores: um projeto de intervenção pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Pinheiro, Ana João Ramos
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveTransformações sociais
Valores
Educação
Literacia(s)
Investigação-ação
Transformations
Social values
Education
Literacy(s)
Research-action
Data2015
Resumo(s)Nos últimos anos assistimos a uma sociedade em mudança e são vários os fatores que originam essas transformações. Assistimos ao gradual avanço tecnológico e científico, à crescente facilidade de acesso ao conhecimento e à expansão dos meios de comunicação e informação. Porém, nem tudo são vantagens: o índice de pobreza, desigualdade, violência, a intolerância, os problemas ambientais e os conflitos estão cada vez mais presentes no quotidiano. A educação é um dos pilares da sociedade que deve contribuir para a formação integral das crianças e jovens, como tal, perante as exigências atuais, é necessário ter em atenção a educação moral e cívica dos indivíduos, que serão os cidadãos do futuro. É preciso alertá-los para certos valores que os ajudem a encarar e melhorar o seu futuro social, como também, o seu futuro pessoal e profissional. Surge aqui o papel fundamental da escola enquanto contexto que prepara o ser humano – aluno – para compreender e valorizar os diferentes tipos de informações, oportunidades, situações e materiais que irá encontrar no seu quotidiano, em diversos contextos. Tendo isto em conta, este presente relatório, apresenta um estudo, de caráter descritivointerpretativo com características da metodologia de investigação-ação, onde se procura perceber de que forma é possível promover uma educação de valores através da(s) literacia(s) no 1º ano de escolaridade do ensino básico. Os objetivos deste projeto são desenvolver competências sociais, em diversos contextos e situações, configuradas nas literacias emergentes, averiguar de que forma é possível desenvolver uma cultura “literácica” através do contacto com materiais do quotidiano e, como esse contacto poderá ser uma estratégia para a promoção de diferentes valores. Procura ainda entender, de que maneira, o desenvolvimento de aprendizagens significativas e funcionais podem contribuir para a maturidade social dos alunos. A implementação deste projeto permitiu entender que o contacto com materiais do quotidiano pode contribuir para aumentar as capacidades e os conhecimentos dos alunos, ao nível da literacia, dando sentido às suas aprendizagens. É possível ainda perceber que esses mesmos materiais permitem sensibilizá-los para certos valores, tornando-os construtores dos seus conhecimentos, fazendo com que estes desenvolvam as suas competências e maturidade social.
In recent years we have seen a changing society and there are several factors that lead to these transformations. We have seen the gradual technological and scientific advancement, the increasing ease of access to knowledge and the expansion of the media and information. However, not all advantages: the index of poverty, inequality, violence, intolerance, environmental problems and conflicts are increasingly present in everyday's life. Education is one of the pillars of the society that must contribute to the integral training of children and young people, as such, in view of the current requirements, it is necessary to take into account the moral and civic education of individuals who are citizens of the future. We must alert them to certain values that help them face and improve their social future, as well as their personal and professional future. Here arises the fundamental role of the school as a context that prepares the human being – student – to understand and appreciate the different types of information, opportunities, situations and materials that they will find in their daily lives, in various contexts. Taking this into account, this report presents a study of descriptive characterinterpretative characteristics of research-action methodology, which seeks to understand how it is possible to promote value's education through literacy(s) in the first year of primary schooling. The objectives of this project are to develop social skills in various contexts and situations, set in emerging literacies, find out how to develop a literacy culture through the contact with everyday materials and, as this contact may be a strategy for the promotion of different values. It seeks also to understand, that way, how the development of meaningful and functional learning can contribute to social maturity of students. The implementation of this project allowed understanding the contact with everyday materials can contribute to increase the skills and knowledge of students, the level of literacy, giving meaning to their learning. It is still possible to realize that these same materials can make the students aware to certain values, making them the builders of their knowledge, making them develop their skills and social maturity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38200
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_Ana João Pinheiro_2015.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID