Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38164

TítuloA autonomia no processo de aquisição da competência plurilingue e intercultural no âmbito da aprendizagem do Espanhol
Outro(s) título(s)Autonomy in the process of acquiring multilingual and intercultural skills in Spanish learning
Autor(es)Monteiro, Francisca Andreia de Azevedo
Orientador(es)Núñez Sabarís, Xaquín
Data2015
Resumo(s)O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e pretende expor a concretização do projeto de intervenção pedagógica supervisionada, o qual visava potenciar o desenvolvimento da autonomia dos alunos, no que se refere ao processo de aquisição da competência plurilingue e intercultural, no contexto específico de uma turma de Espanhol do Ensino Básico (8.º ano). Na verdade, a sociedade atual exige da Escola a formação de cidadãos tolerantes em relação à diferença, ativos na construção de uma cidadania democrática, marcada pela interculturalidade, críticos em relação ao mundo e autónomos para responder às necessidades do dia a dia, aprendendo a aprender ao longo da vida. Neste sentido, os objetivos do projeto foram os seguintes: (1) diagnosticar a competência de autonomia evidenciada pelos alunos; (2) aferir representações dos alunos sobre a cultura espanhola e hispano-americana, incluindo a perceção das suas próprias capacidades e dificuldades; (3) desenvolver propostas de intervenção que promovam a autonomia dos alunos; (4) potenciar a autorregulação da aprendizagem; (5) avaliar o impacto das estratégias propostas no desenvolvimento da autonomia e na reflexão do papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Tendo por base a observação e a análise dos dados recolhidos sobre o contexto de intervenção, bem como os documentos reguladores do processo de ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras, para além da literatura especializada, delineamos um conjunto de estratégias pedagógicas, alvo de implementação e de posterior avaliação. Assim, os instrumentos de recolha de informação incidiram sobre as representações dos alunos sobre a cultura espanhola e hispano-americana, sobre o domínio da competência de autonomia e sobre a autorregulação da aprendizagem, com o intuito de avaliar, de forma processual, a implementação das estratégias pedagógicas e das atividades desenvolvidas. Por conseguinte, os resultados obtidos demonstram que a negociação pedagógica, a participação dos alunos na planificação, o trabalho de grupo, a criação de um portefólio e a autoavaliação favorecem a aquisição processual da autonomia. Já a aprendizagem do espanhol e a consequente abordagem dos conteúdos socioculturais permitiram que os alunos desenvolvessem a sua competência plurilingue e intercultural, consciencializandose da riqueza cultural mundial, fomentando o espírito crítico em relação a visões estereotipadas e aprofundando a defesa de valores como o diálogo, a tolerância e o respeito pela diferença. Ao longo do processo de implementação do projeto de intervenção, foi questionado criticamente o nosso papel enquanto profissionais da educação e a urgência de uma cooperação reflexiva entre as equipas multidisciplinares presentes nas escolas, a fim de preparar os alunos para os desafios futuros, num mundo em constante mutação.
The following study appears as the result of the Professional Training for the acquaintance of the Master’s Degree in Portuguese and Spanish (Secondary Education - from 11 to 18 years old). Through this study we intend to present the way the project of supervised teaching intervention was made concrete and how it valued the development of students’ autonomy concerning the acquisition of multilingual and intercultural skills, in a specific context of a Spanish class (8th year of school experience). As a matter of fact, nowadays’ society demands from School the formation of tolerantcitizens when facing difference, active in building up a democratic citizenship, marked by its intercultural traits, critical concerning the world and autonomous enough to answer the daily needs, learning how to learn throughout life. Bearing this in mind, the aims of this project were the following: (1) to diagnose the students’ ability to be autonomous; (2) to evaluate students’ representations of Spanish and Spanish-American culture, including the perception of their own abilities and difficulties; (3) to develop intervention proposals that promote students’ autonomy; (4) to increase learning self-regulation; (5) to evaluate the impact of the delineated strategies aiming the development of autonomy and the reflection about the teacher and the students’ roles in the teaching-learning process of a foreign language. Based on the observation and analysis of the collected data about the context of intervention, as well as the documents that regulate the teaching and learning process of foreign languages, beyond all specialized literature, we have outlined a set of pedagogical strategies, which were implemented and seen as a target of later evaluation. Therefore, the tools used to collect information focused on the students’ representations of Spanish and Spanish-American culture, on how they master the autonomy skill and on how they self-regulate learning, with the purpose of evaluating the whole process of implementing pedagogical strategies and the undergoing activities. Consequently, the obtained results show that pedagogical negotiation, the students’ participation in planning, work group, the creation of a portfolio and self-evaluation favor the process of autonomy acquisition. Learning Spanish and consequently exploring sociocultural contents allowed students to develop their multilingual and intercultural skills, making them aware of the world’s cultural richness, promoting critical thinking concerning the stereotyped visions and deepening the defense of values such as dialogue, tolerance and respect towards the difference. Along the process of implementing this intervention project, our role as education professionals and the urgency of a reflective cooperation among multidisciplinary groups existing at school were critically questioned, as our purpose was to prepare students for future challenges, in a world that is constantly changing.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico Secundário e do Ensino do Espanhol no Ensino Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38164
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisca Andreia de Azevedo Monteiro.pdf
Acesso restrito!
3,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID