Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38145

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPipa, Luís Filipe Barbosa Loureiropor
dc.contributor.authorVale, Christelle Veiga dopor
dc.date.accessioned2015-11-12T14:49:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38145-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractEnquadrado particularmente na questão sobre o objetivo da educação, a temática do presente relatório de estágio vai ao encontro da importância que deve ser atribuída ao envolvimento do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem do instrumento, entrando num paralelismo com o conceito de raciocínio do aluno na prática. O projeto de intervenção, realizado com alunos da classe de violino integrados no curso básico na Escola de Música da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, teve como objetivos diagnosticar as principais dificuldades técnicas que em geral apresentam os alunos do ensino especializado de música na prática deste instrumento, aferir das estratégias habitualmente utilizadas por alunos e professores para promover o desenvolvimento técnico, e implementar práticas reflexivas com o intuito de potenciar a obtenção de resultados mais consistentes e duradouros. Para tal, recorreu-se a uma revisão da literatura, em que os autores citados atribuem grande relevância ao processo de raciocínio na assimilação dos diversos elementos envolvidos na construção de uma técnica sólida e eficaz. As estratégias implementadas tiveram em conta a especificidade de cada aluno, tendo cada aula de intervenção sido previamente estruturada e planificada de acordo com esse princípio. A metodologia aplicada consistiu num estudo de caso múltiplo, levado a cabo com dois alunos do 3º grau de instrumento, tendo, como elementos de recolha de dados, sido aplicados questionários e feitos registos de observação dos momentos de intervenção. Apesar da amostra reduzida, os dados revelaram-se estimulantes, na medida em que os alunos demonstraram ao longo da intervenção reconforto pela obtenção adicional de elementos pormenorizados no processo de resolução de problemas técnicos específicos.por
dc.description.abstractOutlined chiefly toward a reflection on the purpose of education, the theme of this internship report meets the importance that should be attributed to the involvement of teacher and student in the teaching-learning process of the instrument, entering a parallelism with the concept of student reasoning within the practice. The intervention project, carried out with violin students of the basic course at the Escola de Música da Póvoa de Varzim, Oporto district, aimed to diagnose the main technical difficulties generally revealed by students of this instrument within the specialized teaching system, assess the strategies commonly used by students and teachers to promote technical development, and implement reflective practices in order to boost the attainment of more consistent and long-lasting results. To this aim, a literature review was carried out, in which the authors ascribe great importance to the process of reasoning in the assimilation of the various elements involved in the construction of a solid and effective technique. The strategies implemented have had in mind the specificity of each student, each intervention class structured and planned in advance in accordance with this principle. The methodology used consisted of a multiple case study, carried out with two thirddegree instrumental students, having, as elements of data collection, been applied questionnaires and made records of observation of the intervention periods. Despite the reduced sample, the data turned out to be stimulating, insofar as the students demonstrated along the process appreciation for obtaining additional details in the process of tackling specific technical problems.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectViolinopor
dc.subjectRaciocíniopor
dc.subjectPrática de estudopor
dc.subjectDesenvolvimento técnicopor
dc.subjectMusic teachingpor
dc.subjectViolinpor
dc.subjectReasoningpor
dc.subjectStudy practicepor
dc.subjectTechnical developmentpor
dc.titleOperacionalização do processo de raciocínio no estudo para o desenvolvimento técnico do violinopor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201513870por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Christelle Vale.pdf
Acesso restrito!
1,15 MBAdobe PDFVer/Abrir
Gravação de Atividades.zip
Acesso restrito!
7,65 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID