Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38141

TítuloCrescer com valores é valorizar-se
Outro(s) título(s)Grandir avec des valeurs c’est se valoriser
Autor(es)Gonçalves, Mélodie Saraiva
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveValores
Formação pessoal e social
Valeurs
Formation socio-éducative
Data2015
Resumo(s)Através da observação das crianças e dos seus comportamentos, denotou-se que estas necessitavam de ajuda para desenvolver, entre outras coisas, o respeito pelo outro, a aceitação das diferenças, a cooperação, a partilha, mas também, de apoio para entenderem quais são os comportamentos que devem ou não devem ter para com o outro. No entanto, crescendo com valores, as crianças não só adquirem comportamentos que lhes permitem viver em sociedade, como também estarão a valorizar-se a elas próprias. Isto porque, o comportamento que tiverem com a sociedade determinará o comportamento que “receberão” desta, daí o título, “Crescer com valores é valorizar-se”. Por outras palavras, se uma criança respeitar o outro, aceitar a sua diferença e partilhar, esta irá muito provavelmente “receber” o mesmo que acabou de transmitir. Posto isto, durante este estágio, procurou-se perceber de que forma a educação para os valores é importante mas também perceber de que modo a Formação Pessoal e Social e o Desenvolvimento Pessoal e Social contribuem para o desenvolvimento de valores nas crianças. Por outro lado, tentou-se compreender se, a vivência de valores, iria permitir alterar os comportamentos ditos “inadequados”. O projeto de intervenção que resulta neste relatório revestese de caraterísticas da metodologia de investigação-ação, dado que o seu objetivo é fazer-nos refletir acerca da nossa ação mas também levar-nos a aperfeiçoá-las para, deste modo, melhorar as oportunidades de aprendizagem das crianças. Após aperfeiçoar as ações realizadas, avaliou-se os seus resultados e o seu impacto no comportamento das crianças. No final da prática, em ambas as valências, as crianças tinham alterado os seus comportamentos, aceitando as diferenças, respeitando o outro e cooperando em ações do seu dia-a-dia. Em suma, ao proporcionar às crianças a vivência de valores, iremos contribuir para que elas se tornem cidadãos ativos, com pensamento crítico, responsáveis, solidários e que sejam capazes de respeitar e aceitar o outro.
A travers l’observation des enfants et de leurs comportements, il en ressort que ceux-ci ont besoin d’aide pour développer, entre autres, le respect aux autres, l’acceptation des différences, la coopération, le partage, mais aussi, le soutien pour comprendre quels sont les comportements qu’ils doivent ou non avoir envers les autres. Cependant, en grandissant avec des valeurs, les enfants, non seulement acquièrent des comportements qui leur permettent de vivre en société, mais aussi ils seront amènes de se valoriser eux-mêmes. Tout cela parce que le comportement qu’ils auront reçu de la société, déterminera le comportement qu’ils “recevront” de celle-ci, d’où le titre: “Grandir avec des valeurs c’est se valoriser”. En d’autres mots, si un enfant respecte l’autre, accepte sa différence et partage, celui-ci ira très probablement “recevoir” la même chose qu’il vient de transmettre. À partir de cela, pendant ce stage, nous avons recherché à comprendre de quelle manière l’éducation des valeurs est importante, mais aussi comprendre de quelle manière la Formation Personnelle et Sociale et le Développement Personnel et Social contribuent au développement de valeurs chez les enfants. D’un autre côté, nous avons tenté de comprendre si, l’expérienciation des valeurs, permettrait d’altérer les comportements dits “inadéquats”. Le rapport qui résulte de ce projet d’intervention présente des caractéristiques de la méthodologie de l’investigation-action, sachant que son objectif est de nous faire réfléchir sur notre action mais aussi nous amener à la perfectionner pour, de cette manière, améliorer les opportunités d’apprentissage des enfants. Après le perfectionnement des actions réalisées, les résultats ont été validés ainsi que son impact sur le comportement des enfants. A la fin du stage, les enfants avaient modifié leurs comportements, acceptant les différences, respectant l’autre et coopérant dans les actions du quotidien. En résumé, en procurant aux enfants l’expérience de valeurs, nous contribuerons à ce qu’ils deviennent des citoyens actifs, dotés d’un esprit critique, responsables, solidaires, et qu’ils soient capables de respecter et accepter l’autre.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38141
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Mélodie G.pdf
Acesso restrito!
3,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID