Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38129

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, César Augustopor
dc.contributor.authorAlves, Joana Vera Martinspor
dc.date.accessioned2015-11-12T11:06:07Z-
dc.date.available2015-11-12T11:06:07Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38129-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório tem o propósito de retratar, através da descrição, análise e reflexão crítica fundamentada, todas as vivências experienciadas no decorrer do período de Prática de Ensino Supervisionado, correspondente ao culminar do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O documento que aqui apresento encontra-se estruturado de forma a permitir uma clara perceção do desenvolvimento de todo o processo pedagógico de ensinoaprendizagem, as dificuldades sentidas, as estratégias utilizadas, e as expectativas futuras como profissional do ensino da Educação Física. Toda a prática pedagógica teve lugar numa escola secundária de Viana do Castelo, durante o ano letivo 2012/2013, tendo-me sido atribuídas duas turmas, uma do 10º ano e outra do 11º ano, do Ensino Profissional daquela escola. No que diz respeito ao trabalho de investigação em si, este teve como objetivo compreender se o domínio motor na modalidade de Ginástica de Solo de uma turma à entrada do ensino secundário profissional, corresponde ao que seria de esperar nesta fase de ensino, tendo por base as especificidades apresentadas no Programa de Educação Física. O estudo foi realizado na turma do 10º ano, correspondendo a uma amostra por conveniência de um total de 20 alunos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. De um modo geral, os resultados obtidos apresentam graves taxas de insucesso na execução dos elementos gímnicos analisados (sendo em alguns casos de 80% e 90%). Em 8 elementos gímnicos em estudo, apenas dois obtiveram um balanço positivo, o Avião com 50%, e a Ponte com 55%. Tais resultados indicam que as competências motoras dos alunos, relativamente à Ginástica de Solo, não foram adquiridos até ao ano transato ao seu, o 9º ano.por
dc.description.abstractThis report aims to portray, through description, analysis and grounded critical reflection, all experiences lived during the period of Supervised Teaching Practice, corresponding to the culmination of the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education. The document presented here is structured to allow a clear perception of the development of the whole educational process of teaching and learning, the difficulties encountered, the strategies used, and future expectations as a professional in the teaching of Physical Education. All pedagogical practice took place in a secondary school in Viana do Castelo, during the school year 2012/2013, and there were two classes assigned to me, one of the 10th grade and the other one of the 11th grade, of Vocational Education. With regard to the research work itself, this aimed to understand if the motor domain at Artistic Gymnastics from a class starting secondary vocational education corresponds to what would be expect at this stage of education, based on the specifics outlined in the Physical Education program. The study was conducted in 10th grade class, corresponding to a convenience sample of a total of 20 male students with ages between 15 and 17 years old. In general, the results show serious failure rates in the execution of the analyzed motor skills (in some cases 80% and 90% fails). In the eight motor skills in study, only two had a positive balance, with 50% and 55% each. These results indicate that the student’s motor skills, regarding Artistic Gymnastics, were not acquired until their last year, 9th grade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapor
dc.subjectPrograma de educação físicapor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectSupervised teaching practicepor
dc.subjectPhysical education programpor
dc.subjectVocational educationpor
dc.titleO domínio motor dos alunos na Ginástica à entrada no Ensino Profissional: estudo exploratório com uma turma do 10º anopor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201513234por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Vera Martins Alves.pdf4,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID