Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38107

TítuloAs potencialidades pedagógicas da WebQuest no ensino e aprendizagem da Geologia: um estudo com alunos do 11.º ano no tema "Principais etapas de formação das rochas sedimentares"
Outro(s) título(s)The pedagogical potential of WebQuest in the teaching and learning process of geology: a study with students of the 11th grade on the topic "Main stages of formation of sedimentary rocks"
Autor(es)Oliveira, Soraia Isabel da Silva
Orientador(es)Precioso, José
Data2014
Resumo(s)O presente estudo incide sobre o projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido numa Escola Secundária de Guimarães, numa turma de 11.º ano, com 29 alunos, na disciplina de Biologia e Geologia. O projeto de intervenção pedagógica consistiu na planificação, implementação e avaliação de uma intervenção pedagógica com recurso a uma WebQuest no tema “Principais etapas de formação das rochas sedimentares”, analisando-se as suas potencialidades pedagógicas em contexto de sala de aula. As WebQuests são atividades de aprendizagem, disponíveis online, que consistem na resolução de problemas de forma orientada e estruturada, pretendendo-se que os alunos resolvam as tarefas em contexto colaborativo. Esta metodologia permite que os alunos compreendam os conteúdos concetuais e potencializa o desenvolvimento de capacidades de seleção, análise e síntese de informação, de comunicação e de colaboração. Neste contexto, os principais objetivos de avaliação da intervenção pedagógica consistiram em avaliar o impacto da intervenção no desenvolvimento do conhecimento substantivo no tema em questão e analisar as opiniões dos alunos sobre a utilização da WebQuest na sala de aula. Para verificar a evolução do conhecimento substantivo, utilizou-se um teste de conhecimentos implementado antes e após a intervenção pedagógica. Para averiguar as opiniões dos alunos acerca da metodologia adotada, utilizou-se um questionário de opinião sobre as estratégias utilizadas durante a lecionação do tema em causa. Os dados obtidos revelaram que a estratégia da intervenção pedagógica permitiu a evolução do conhecimento substantivo na subunidade “Principais etapas de formação das rochas sedimentares” e que os alunos consideraram que a estratégia adotada contribuiu para a sua aprendizagem e para o desenvolvimento de algumas capacidades, tais como a análise e seleção da informação e síntese de ideias. Estes resultados permitem concluir que as potencialidades pedagógicas das WebQuests são bastante consideráveis, sugerindo-se a sua continuidade na sala de aula.
This present study focuses on the project of pedagogical intervention, developed in a Secondary School in Guimarães, in a class of the 11th grade, with 29 students in the subject of Biology and Geology. The pedagogical intervention project consisted of the planning, implementation and assessment of a pedagogical implementation using a WebQuest on the topic "Main stages of formation of sedimentary rocks", analyzing their pedagogical potential in the context of the classroom. WebQuests are learning activities available online, which consist of solving problems in a targeted and structured manner, with the purpose of getting students to solve the tasks in a collaborative context. This methodology allows students to understand the conceptual content and potentiates the development of selection skills, analysis and synthesis of information, communication and collaboration. In this context, the main objectives of the pedagogical intervention project consisted of evaluating the impact of the intervention on the development of the substantive knowledge of the subject in question and analyze students’ opinions regarding the use of WebQuest in the classroom. To verify the evolution of substantive knowledge, a knowledge test was carried out before and after the educational intervention. To investigate student´s opinions about the methodology used, an opinion questionnaire about the strategies was handed out during the classes on the topic. Data indicated that the strategy of pedagogical intervention allowed the evolution of substantive knowledge in the subunit "Main stages of formation of sedimentary rocks" and the student´s felt that the strategy contributed to their learning and to the development of some skills, such as the analysis and selection of information and synthesis of ideas. These results allow one to conclude that the pedagogical potential of WebQuests is quite considerable, suggesting continuity in the classroom.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38107
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Soraia Isabel da Silva Oliveira.pdf
Acesso restrito!
3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID