Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38058
Título: | O uso da OFICINABOX no ensino da multimédia: um estudo na "Sala de Dúvidas" Virtual |
Outro(s) título(s): | Use of OFICINABOX in multimedia teaching: a study in the virtual “Room Questions” |
Autor(es): | Gonçalves, Ana Luísa Mendes Barata Rogeiro |
Orientador(es): | Coutinho, Clara Pereira |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A plataforma OFICINABOX é uma aplicação de gestão escolar desenvolvida
por dois professores da OFICINA – Escola Profissional do Ina, onde decorreu o
estágio a que este relatório final se refere.
A turma onde incidiu a intervenção do projeto escolhido foi o 1ºM, ou seja,
a turma do primeiro ano do curso profissional Técnico de Multimédia, da referida
escola. A disciplina foi a de Sistemas de Informação, mais propriamente o módulo
dois, designado por Linguagens de Programação I e foram planeadas oito sessões
de uma hora. Os vinte e seis alunos da turma desenvolveram vários trabalhos
práticos e um projeto de grupo, utilizando as várias tecnologias e ferramentas
abordadas nas aulas, como por exemplo, HTML, Javascript, CSS, Notepad++,
bem como os conceitos de webdesign e de programação para a web. Para além do
ensino destes conteúdos, o projeto tinha também o objetivo de verificar a utilização
da Sala de Dúvidas Virtual no ensino da Multimédia e de que forma a sua existência
contribui para diminuir o número de módulos em atraso da turma.
Neste relatório são descritas todas as fases do projeto, de implementação e
de avaliação, onde também se encontram os resultados da aplicação de um
questionário, de forma a conhecer a opinião dos alunos sobre o trabalho
desenvolvido.
No final do m, verificou-se que a utilização da plataforma OFICINABOX,
mais propriamente da Sala de Dúvidas Virtual contribuiu para o sucesso dos alunos,
visto que nenhum aluno obteve uma classificação negativa no final do módulo, ao
contrário do que havia acontecido no módulo anterior e em outras disciplinas
técnicas.
Os alunos salientaram a ajuda da Sala de Dúvidas Virtual no esclarecimento
das dificuldades encontradas e pediram para que a mesma fosse utilizada noutras
disciplinas. The platform OFICINABOX is an appliance for school management developed by two teachers who work in OFICINA – Professional School. Their internship was developed in this school. The intervention of this project was focused on a randomly chosen class, the first year from the professional course Multimedia Technician. This project was established as a part of the subject Information Systems, in the second module called Programming Language. Eight sessions with the duration of one hour were planned in order to test this project. All twenty six students from this class made several practical individual projects and a group project, using the several technologies and tools addressed during classes, like for example, HTML, Javascript, CSS, Notepad++, as well as webdesign and programming web concepts. In addition to teaching these contents, this project also aimed to check the use of the “Virtual Classroom for Doubts” in teaching Multimedia and understand in which ways its existence contributes to decrease the number of delayed modules, i.e., the modules in which the students weren’t approved. Along this report all the stages of the project are described, as well as the evaluation and the implementation steps. There are also the results of a questionnaire, in order to know the student’s opinion about the work that was developed during the classes. After this we were able to realize that the use of the platform OFICINABOX, more precisely the “Virtual Classroom for Doubts“ contributed to the success of all the students, because, in opposition to what happened in other modules, all of them were successfully approved in this module, with better marks. The students have said that this new tool was extremely positive, helping them with all kinds of doubts and told us that this project should be used in others subjects in order to give them an extra help. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38058 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Luísa Mendes Barata Rogeiro Gonçalves.pdf Acesso restrito! | 6,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |