Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38031
Título: | A avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro |
Outro(s) título(s): | Formative assessment as a learning tool: the perspective of the IT teachers from the municipality of Aveiro |
Autor(es): | Oliveira, Raquel Adriana Matos |
Orientador(es): | Osório, António José |
Palavras-chave: | Avaliação formativa Ensino Aprendizagem Regulação Feedback Autoavaliação Formative assessment Teaching Learning Regulation Slf-assessment |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente estudo aborda a temática da avaliação formativa como instrumento de
aprendizagem, com ele pretendemos conhecer as perspetivas e as práticas dos
professores de Informática do concelho de Aveiro sobre a mesma.
O estudo foi realizado no ano letivo 2013/2014 e a abordagem metodológica
utilizada para o estudo de caso foi qualitativa, complementada com tratamento
quantitativo proporcionando uma melhor compreensão do estudo em análise. A técnica
de investigação utilizada foi o inquérito por questionário.
Com base nos resultados obtidos, concluímos que os professores de Informática
conhecem a importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem e
que a utilizam como instrumento de aprendizagem nas suas salas de aula. Contudo, é
necessário continuar a reforçar a importância da avaliação formativa e a incentivar que
todos os professores a utilizem de forma a que todos os alunos consigam alcançar o
sucesso em todas as disciplinas. This study focuses on the topic of formative assessment as a learning tool, and by carrying it out we intended to understand the perspective and practice of the IT teachers from the municipality of Aveiro concerning this subject. The study was made during the 2013/2014 school year and the methodological approach used in the case study was qualitative, supplemented by quantitative analyses in order to allow a better understanding of the study that is being analysed. The investigation technique used was the survey and it was carried out using a questionnaire. Based on the results obtained, it was concluded that the IT teachers know the importance of formative assessment in the teaching-learning process and use it as a learning tool in their classrooms. However, it is necessary to keep reinforcing the importance of formative assessment and encouraging all teachers to use it so that all students can achieve success in all subjects. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38031 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raquel Adriana Matos Oliveira.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |