Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38031

TítuloA avaliação formativa como instrumento de aprendizagem: perspetivas dos professores de Informática do concelho de Aveiro
Outro(s) título(s)Formative assessment as a learning tool: the perspective of the IT teachers from the municipality of Aveiro
Autor(es)Oliveira, Raquel Adriana Matos
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveAvaliação formativa
Ensino
Aprendizagem
Regulação
Feedback
Autoavaliação
Formative assessment
Teaching
Learning
Regulation
Slf-assessment
Data2014
Resumo(s)O presente estudo aborda a temática da avaliação formativa como instrumento de aprendizagem, com ele pretendemos conhecer as perspetivas e as práticas dos professores de Informática do concelho de Aveiro sobre a mesma. O estudo foi realizado no ano letivo 2013/2014 e a abordagem metodológica utilizada para o estudo de caso foi qualitativa, complementada com tratamento quantitativo proporcionando uma melhor compreensão do estudo em análise. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. Com base nos resultados obtidos, concluímos que os professores de Informática conhecem a importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem e que a utilizam como instrumento de aprendizagem nas suas salas de aula. Contudo, é necessário continuar a reforçar a importância da avaliação formativa e a incentivar que todos os professores a utilizem de forma a que todos os alunos consigam alcançar o sucesso em todas as disciplinas.
This study focuses on the topic of formative assessment as a learning tool, and by carrying it out we intended to understand the perspective and practice of the IT teachers from the municipality of Aveiro concerning this subject. The study was made during the 2013/2014 school year and the methodological approach used in the case study was qualitative, supplemented by quantitative analyses in order to allow a better understanding of the study that is being analysed. The investigation technique used was the survey and it was carried out using a questionnaire. Based on the results obtained, it was concluded that the IT teachers know the importance of formative assessment in the teaching-learning process and use it as a learning tool in their classrooms. However, it is necessary to keep reinforcing the importance of formative assessment and encouraging all teachers to use it so that all students can achieve success in all subjects.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38031
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Raquel Adriana Matos Oliveira.pdf2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID