Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38025
Título: | Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos |
Outro(s) título(s): | Comparison of body image perceived with real: with teen study of both sexes |
Autor(es): | Fernandes, Marta Alexandra Ferreira |
Orientador(es): | Saraiva, Linda Sá, César Augusto |
Palavras-chave: | Educação física Prática de ensino supervisionada Imagem corporal Perceção vs real Nível de satisfação Adolescentes Physical education Supervised teaching practice Body image Perception vs real Satisfaction level Teens |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O estágio supervisionado é um espaço de formação que permite ao aluno o
desenvolvimento de habilidades necessárias à prática docente. No estágio supervisionado o aluno
é colocado diante da realidade profissional, obtendo uma visão ampla das estruturas escolares. O
estágio permite a integração entre conhecimentos teóricos e práticos e concede a oportunidade
de uma prática como processo investigativo, entende-se que o aluno necessita adotar uma postura
critico-reflexiva na e sobre a sua prática, que pesquisa deve ser parte efetiva da prática pedagógica
e que mudanças na educação serão possíveis se houver possibilidade de uma formação reflexiva
de professores. Neste sentido, a elaboração deste relatório, destina-se a retratar todo o processo
de formação individual baseado na reflexão crítica de tudo que foi desenvolvido.
Este documento apresenta primeiramente as expetativas iniciais e o enquadramento
contextual. De seguida é exposto a intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a
participação na escola e a relação com a comunidade. Por fim, o enquadramento científico que
esclarece detalhadamente o tema de investigação desenvolvido durante este ano letivo,
apresentando a comparação da imagem corporal percecionada com a real, um estudo com
adolescentes de ambos os sexos.
Visto que a generalidade dos adolescentes tem uma imagem distorcida do seu corpo, fruto
do crescimento acelerado, que caracteriza esta etapa de vida, o objetivo deste estudo foi
essencialmente comparar a perceção que os adolescentes têm da sua imagem corporal com a
real, analisar o nível de satisfação que eles têm do próprio corpo e determinar a diferença entre
géneros. A amostra é constituída por 118 alunos de cinco turmas do 10ºano de escolaridade, que
frequentam uma escola secundária do concelho de Vila Verde.
Este estudo constata que, a imagem corporal percecionada é inferior em relação à imagem
corporal real, não havendo diferenças estatisticamente significativas entre géneros; e que os
rapazes, em relação às raparigas, apresentam maior nível de satisfação com a imagem corporal.
Para finalizar, focando-me sobre a relevância deste estágio para o meu futuro, são
apresentadas as considerações finais. The supervised training is a training area that allows the student to develop the skills necessary for teaching practice. In supervised the student is placed on the professional reality, getting an overview of school structures. The internship allows the integration of theoretical and practical knowledge and gives the opportunity for practice and diligence, it is understood that the student needs to adopt a critical and reflective attitude in and on their practice, research should be part of effective teaching practice and that changes in education are possible if they can be a reflective teacher education. In this sense, this report is intended to retract the whole process of individual training based on critical reflection of everything that has been developed. This paper first presents the initial expectations and contextual framework. Then is exposed to pedagogical intervention in the teaching-learning process, participation in school and community relations. Finally, the scientific framework that explains in detail the subject of research developed during this school year, presenting a comparison of perceived body image with the real, a study of adolescents of both sexes. As there is a distorted picture that the majority of teenagers have of their own body, due to the rapid growth that characterizes this stage of life, the aim of this study was mainly to compare the perception that teens have their body image with the actual, analyze the level of satisfaction they have the body and determine the gender difference. The sample consists of 118 students from five classes of 10 th grade, who attend a secondary school in the municipality of Vila Verde. This study finds that the perceived body image is lower as compared to the real body image, with no statistically significant differences between genders; and boys, for girls, have a higher level of satisfaction with body image. Finally, focusing me on the relevance of this stage for my future, presents the final considerations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38025 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio - Marta Fernandes.pdf | 781,14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |