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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Rutepor
dc.contributor.advisorBarros, José Óscar Fernandes Cunhapor
dc.contributor.authorCorreia, Isabel Moreirapor
dc.date.accessioned2015-11-04T18:13:09Z-
dc.date.available2015-11-04T18:13:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37978-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractPara findar o 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, realizei um Estágio Profissional Supervisionado numa escola secundária. Toda a edificação desta Prática de Ensino Supervisionada foi feita a partir de três áreas de desempenho, desenvolvidas e aprofundadas ao longo de todo o ano letivo. São elas: Área 1 "Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem"; Área 2 - "Participação na Escola e Relações com a Comunidade"; e Área 3 - "Investigação e Desenvolvimento Profissional", que correspondem aos capítulos apresentados neste relatório de estágio. Ao longo de todo este relatório de estágio são relatadas as experiências relevantes assim como vivências, atuações e capacidades desenvolvidas, expõem-se as dificuldades sentidas, as lacunas e a forma como as mesmas foram ultrapassadas ao longo de todo ó processo de Ensino Supervisionado. No projeto de investigação, foram avaliados os níveis de flexibilidade dos alunos de uma turma de 10° ano de escolaridade e foi elaborado um plano de intervenção/ação para a melhoria da mesma, em ambos os sexos. Como instrumento de trabalho foi utilizado o teste Senta e Alcança do programa de Fitnessgram ®. A amostra foi de 22 alunos da turma do 10° ano, 9 do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Os primeiros dados foram obtidos em Outubro de 2013, logo no início do ano letivo, a segunda e última recolha de dados foi realizada em Maio de 2014, logo no início do 3° período letivo. Pretendeu-se avaliar a mobilidade da coluna vertebral e a capacidade de estiramento dos músculos isquio-tibiais e dorso-lombares, verificando os efeitos da intervenção. Foram obtidos resultados estatisticamente significativos para o lado esquerdo e para a média dos dois lados, p=0,008 e p=0,010 respetivamente. Verificamos um aumento de número de alunos na zona saudável de dezoito pontos percentuais (18%). Os resultados obtidos foram satisfatórios, a intervenção foi eficaz mesmo tendo sido aplicada uma dose mínima de treino. Consideramos que existem melhorias significativas no aumento da flexibilidade com ajuda de um treino regular.por
dc.description.abstractTo conclude the 2nd cycle leading to the degree of Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, Institute of Education in University of Minho, i performed a stage Professional Supervised in a secondary school. The building of this Supervised Teaching Practice was taken from three areas of performance, developed and deepened throughout the school year. They are: Area 1 "Organization and Management of Teaching and Learning"; Area 2 - "Participation in School and Community Relations"; and Area 3 - "Research and Professional Development", which correspond to the chapters presented in this internship report. Throughout this report we describe the relevant internship experiences, performances and developed skills, expose themselves to the difficulties, gaps and how these were overcome throughout the process of Supervised Teaching. In the research project we evaluated the levels of flexibility of students in a class of 10th-graders and was prepared an action plan towards improving the same in both sexes. We used the Sit and Reach test of the Fitnessgram ®. The sample consisted of 22 students in the 10th grade, 9 females and 13 males. The first data were obtained in October 2013, the second and final data collection was conducted in May 2014. It was intended to assess spinal mobility and the ability to stretch the hamstrings and back-lumbar muscles, checking the effects of the intervention. Were obtainded results Statistically significant for the left side and the middle on both sides p = 0.008 and p = 0.010 respectively. Saw an increase in the number of students in the healthy zone eighteen percentage points (18%). The results were satisfactory, the intervention was effective even with a minimal training applied. We believe there are significant flexibility results with the aid of a regular workout.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFlexibilidadepor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapor
dc.subjectAptidão físicapor
dc.subjectFlexibilitypor
dc.subjectTeenspor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectSupervised teaching practicepor
dc.subjectPhysical fitnesspor
dc.titleUm programa de intervenção para melhoria dos níveis de flexibilidade numa turma do 10º ano de escolaridadepor
dc.title.alternativeAn intervention program for improving levels of flexibility in a class of 10th gradepor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc796:372.879.6-
dc.subject.udc372.879.6:796-
dc.identifier.tid201513528por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
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