Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37974
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borges, Francisco Alberto Marques | por |
dc.contributor.author | Abreu, Vítor Hugo Costa Martins | por |
dc.date.accessioned | 2015-11-04T17:28:49Z | - |
dc.date.available | 2015-11-04T17:28:49Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/37974 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio tem como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas das atividades laboratoriais do tipo "Prevê-Observa-Explica-Reflete" na abordagem de temáticas como a eletricidade (construção de circuitos elétricos simples), no 1.0 Ciclo do Ensino Básico - Estudo do Meio, e os solos, no 2.° Ciclo do Ensino Básico - Ciências da Natureza. As orientações curriculares definidas pela tutela para estas áreas disciplinares atribuem uma importância especial à realização de atividades laboratoriais como suporte ao Ensino das Ciências, sugerindo que, ao longo da sua implementação, possam ser construídos espaços de debate entre os alunos acerca dos dados recolhidos, evidências constatadas e conclusões subjacentes a todo o processo investigativo, potenciando uma evolução de conhecimentos científicos assentes numa aprendizagem ativa e significativa. A implementação deste tipo de atividades laboratoriais obedece a um processo sequencial, na busca da construção de uma evolução orientada e estruturada das conceções dos alunos. Mediante tal, numa primeira fase, tornou-se essencial conhecer as ideias prévias/conceções alternativas dos alunos, por intermédio da realização de fichas de trabalho com questões alusivas a cada temática. Tomando as conceções prévias dos alunos como ponto de partida para a intervenção didático-pedagógica, foram dinamizadas atividades laboratoriais que permitiram sujeitar à experimentação estas mesmas ideias, apoiando e consolidando aquelas que estavam corretas e enfraquecendo aquelas que, do ponto de vista científico, não tinham validade. Após esta ação procedeu-se a uma comparação analítica entre as ideias prévias/conceções alternativas dos alunos com as constatações observadas ao longo do período experimental. Esta confrontação de ideias antes e após o período experimental permitiu fazer uma avaliação da evolução das ideias dos alunos, com base em dados empíricos, em função da implementação de estratégias pedagógicas alicerçadas no modelo " Prevê-Observa-Explica-Reflete". | por |
dc.description.abstract | The goal of the present internship report is the analysis of the pedagogical potential of laboratorial activities of the type: "foresee - observe - explain - reflect" on the approach of themes such as electricity (construction of simple electrical circuits), in Primary School - Environment Education and the study of soils in Secondary School - Natural Sciences. The curriculum guidelines defined by the supervision for these disciplinary areas assign a special importance to the execution of laboratorial activities as support to the Teaching of Science, suggesting that, throughout the implementation, there may be created spaces for discussion between the students about the data gathered, verified evidence and the findings underlying the entire investigation process, this way, enhancing an evolution of scientific knowledge based on an active and meaningful learning. The implementations of this type of laboratorial activities obey to a sequential process, in order to find the construction of an oriented evolution and structures of the concepts of the pupils. Upon such, in a first phase, it was essential to know the previous ideas / alternative conceptions of the students, through the elaboration of worksheets with questions about each theme. Taking the students' previous conceptions as a starting point for the didactic-pedagogic intervention, laboratorial activities were streamlined, which allowed subject to trial these same ideas, this way supporting and strengthening those that were correct and weakening those which, from a scientific point of view, were invalid. This confrontation of ideas before and after the trial period allowed the evaluation of the evolution of students' ideas, based on empirical data, due to the implementation of teaching strategies grounded in the model "foresee - observe - explain - reflect". | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino das ciências | por |
dc.subject | Atividades laboratoriais do Tipo "Prevê - Observa - Explica - Reflete" | por |
dc.subject | Conceções alternativas | por |
dc.title | Uma abordagem às temáticas da eletricidade e dos solos com base no modelo "Prevê - Observa - Explica - Reflete" | por |
dc.type | masterThesis | - |
dc.identifier.tid | 201472163 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | - |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio - Vitor Hugo.pdf | 8,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |