Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37958

TítuloA relevância das Aulas de Campo em escolas de um Agrupamento do meio rural
Autor(es)Oliveira, Fátima Cristina Sousa
Orientador(es)Guimarães, Fernando
Data2014
Resumo(s)Com o avançar de investigações na área da educação, tem-­‐se assistido a uma alteração nas metodologias de ensino e de aprendizagem e a uma maior aceitação das metodologias construtivistas. Estas têm como foco central, o conhecimento como o resultado da mediação entre os saberes do quotidiano e o conhecimento científico, sendo a criança o agente ativo na construção e ampliação deste processo. Dentro das várias metodologias conhecidas, as aulas de campo, podem ser uma óptima alternativa para quem defende estes pressupostos teóricos, na medida em que promove a participação ativa da criança, através da ação direta sobre o objeto de estudo. A amostra desta investigação é composta por duas turmas, do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2013/2014, sendo a primeira constituída por 22 alunos e a segunda composta por 19 alunos. Estas turmas pertencem a duas escolas autónomas, mas que se encontram inseridas no mesmo agrupamento, localizado no distrito do Porto. Esta pesquisa teve como objetivos desenvolver competências específicas em termos cognitivos e afetivos, tendo-­‐se escolhido, com a recurso à metodologia da investigação-­‐ação, as aulas de campo, conjuntamente com outras estratégias. Recorreu-­‐ se também a diversas técnicas de recolha de dados, como, as entrevistas, os diários de aula, as fichas individuais, os mapas de conceitos, os cadernos de campo e as fichas de avaliação. Após a recolha dos dados, os mesmos foram analisados e explorados, tendo por base o suporte teórico. Os resultados alcançados comprovaram as vantagens em termos cognitivos e afetivos que esta metodologia traz para a aprendizagem dos conteúdos académicos, na área das Ciências Naturais. Assim se verificou, os efeitos positivos que esta metodologia pode trazer para o desenvolvimento global do aluno, quando bem planeada e implementada.
After the development of several researches, we have observed a change in teaching and learning methodologies and a larger acceptance of constructivist methodologies. These methodologies have as main focus knowledge as an outcome of mediation among everyday life knowledge and scientific knowledge, being the child an active subject in the building and amplification of this process. Among methodologies known, the field classes can be a relevant alternative for these who defend the referred theoretical principles, because such classes promote the active participation of children through a direct intervention on the object of study. This research was developed in tow classes of the 1st and 2nd cycles of Basic Education during the academic year of 2013-­‐2014. The first class included 22 pupils and the second one 19 pupils. These classes were held in schools that were autonomous ones although part of the same school administrative grouping located in the district of Oporto. This research aimed at developing specific competences in cognitive and affective terms by the use of action-­‐research. Field classes were preferred coupled with other data collection technics such as interviews, class diaries, individual exercise forms, concept maps, notebooks and evaluation exercises. After the collection of data, these were analysed according to the theoretical framework. Outcomes showed the advantages in cognitive and affective terms of the referred methodology in what referred to learning of academic contents in the domain of Natural Sciences. The positive effects of this methodology were related to global development of the pupils when good planning and implementation is made of it.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37958
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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