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https://hdl.handle.net/1822/37958
Título: | A relevância das Aulas de Campo em escolas de um Agrupamento do meio rural |
Autor(es): | Oliveira, Fátima Cristina Sousa |
Orientador(es): | Guimarães, Fernando |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Com
o
avançar
de
investigações
na
área
da
educação,
tem-‐se
assistido
a
uma
alteração
nas
metodologias
de
ensino
e
de
aprendizagem
e
a
uma
maior
aceitação
das
metodologias
construtivistas.
Estas
têm
como
foco
central,
o
conhecimento
como
o
resultado
da
mediação
entre
os
saberes
do
quotidiano
e
o
conhecimento
científico,
sendo
a
criança
o
agente
ativo
na
construção
e
ampliação
deste
processo.
Dentro
das
várias
metodologias
conhecidas,
as
aulas
de
campo,
podem
ser
uma
óptima
alternativa
para
quem
defende
estes
pressupostos
teóricos,
na
medida
em
que
promove
a
participação
ativa
da
criança,
através
da
ação
direta
sobre
o
objeto
de
estudo.
A
amostra
desta
investigação
é
composta
por
duas
turmas,
do
1.º
e
do
2.º
Ciclo
do
Ensino
Básico,
no
ano
letivo
2013/2014,
sendo
a
primeira
constituída
por
22
alunos
e
a
segunda
composta
por
19
alunos.
Estas
turmas
pertencem
a
duas
escolas
autónomas,
mas
que
se
encontram
inseridas
no
mesmo
agrupamento,
localizado
no
distrito
do
Porto.
Esta
pesquisa
teve
como
objetivos
desenvolver
competências
específicas
em
termos
cognitivos
e
afetivos,
tendo-‐se
escolhido,
com
a
recurso
à
metodologia
da
investigação-‐ação,
as
aulas
de
campo,
conjuntamente
com
outras
estratégias.
Recorreu-‐
se
também
a
diversas
técnicas
de
recolha
de
dados,
como,
as
entrevistas,
os
diários
de
aula,
as
fichas
individuais,
os
mapas
de
conceitos,
os
cadernos
de
campo
e
as
fichas
de
avaliação.
Após
a
recolha
dos
dados,
os
mesmos
foram
analisados
e
explorados,
tendo
por
base
o
suporte
teórico.
Os
resultados
alcançados
comprovaram
as
vantagens
em
termos
cognitivos
e
afetivos
que
esta
metodologia
traz
para
a
aprendizagem
dos
conteúdos
académicos,
na
área
das
Ciências
Naturais.
Assim
se
verificou,
os
efeitos
positivos
que
esta
metodologia
pode
trazer
para
o
desenvolvimento
global
do
aluno,
quando
bem
planeada
e
implementada. After the development of several researches, we have observed a change in teaching and learning methodologies and a larger acceptance of constructivist methodologies. These methodologies have as main focus knowledge as an outcome of mediation among everyday life knowledge and scientific knowledge, being the child an active subject in the building and amplification of this process. Among methodologies known, the field classes can be a relevant alternative for these who defend the referred theoretical principles, because such classes promote the active participation of children through a direct intervention on the object of study. This research was developed in tow classes of the 1st and 2nd cycles of Basic Education during the academic year of 2013-‐2014. The first class included 22 pupils and the second one 19 pupils. These classes were held in schools that were autonomous ones although part of the same school administrative grouping located in the district of Oporto. This research aimed at developing specific competences in cognitive and affective terms by the use of action-‐research. Field classes were preferred coupled with other data collection technics such as interviews, class diaries, individual exercise forms, concept maps, notebooks and evaluation exercises. After the collection of data, these were analysed according to the theoretical framework. Outcomes showed the advantages in cognitive and affective terms of the referred methodology in what referred to learning of academic contents in the domain of Natural Sciences. The positive effects of this methodology were related to global development of the pupils when good planning and implementation is made of it. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37958 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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