Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37916

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorParente, Maria Cristina Cristopor
dc.contributor.authorVilaça, Raquel Sofia Oliveirapor
dc.date.accessioned2015-11-03T11:21:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37916-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica realizado em contexto de jardim-deinfância e de creche no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Antes de iniciar o projeto foi necessário observar, conhecer e interagir com as crianças de forma a perceber quais seriam os seus interesses e/ou necessidades que poderiam suportar o projeto de intervenção e, também, dialogar e refletir com as educadoras cooperantes pois estas, conhecedoras dos seus grupos e do contexto educativo, foram essenciais para a definição do projeto. Ambos os grupos eram muito ativos e interessados em mexer, descobrir, questionar e explorar tudo aquilo que os rodeava. A aprendizagem pela ação como forma de conhecer o mundo que os rodeia foi, sem dúvida, um interesse comum e, por isso, uma base para o projeto nos dois contextos. No jardim-de-infância, para além desse interesse, verificou-se a necessidade de reaproximar o grupo a uma das áreas, a das Ciências, que, por não apresentar novidades e já ter sido exaustivamente explorada, não era muito requisitada por este durante o tempo de trabalho. Aliando-se esta necessidade de reaproximar o grupo à área e o interesse em explorar e questionar o mundo que o rodeia, a intervenção neste contexto consistiu na introdução de materiais no tempo de pequeno grupo que, posteriormente, seriam colocados na área das Ciências, possibilitando assim ao grupo momentos de exploração, descoberta e partilha, aproximando este à área das Ciências. Já em creche, o grupo participava ativamente em atividades que envolvessem mexer, adivinhar, sentir, cantar, dançar… e, sem nenhuma necessidade identificada, optou-se por proporcionar um conjunto de atividades em que os cinco sentidos fossem postos “à prova”. Assim, o projeto “ganhou” nome: “A aprendizagem pela ação e o Conhecimento do Mundo: reorganização e apetrechamento da área das Ciências e a exploração sensorial.” De um modo geral, o projeto de intervenção pedagógica desafiou ambos os contextos a conhecer o mundo que os rodeia através da exploração de diferentes materiais, proporcionando momentos de aprendizagem, de partilha de ideias, opiniões e sensações.por
dc.description.abstractThis report describes the design of educational intervention conducted in the context of kindergarten and nursery school within the Curricular Unit Supervised Teaching Practice, present in the Master’s Degree in Preschool Education. Before starting the project was necessary to observe, meet and interact with children in order to understand what are their interests and / or needs that could support the intervention project and also discuss and reflect with the cooperating teachers as these, knowledgeable their groups and educational context, were essential to the project definition. Both groups were very active and interested in tinkering, discover, question and explore everything around them. Action learning as a way of knowing the world around them was undoubtedly a common interest and therefore a basis for the project in the two contexts. In the kindergarten, in addition to this interest, there was the need to reconnect the group to one of the areas of the sciences, that by not presenting news and have already been exhaustively explored, was not much in demand by the latter during the working time. Allying this need to reconnect the group to the area and the desire to explore and question the world around them, the intervention in this context was the introduction of materials in time for small group who subsequently would be placed in the area of science, enabling so the group moments of exploration, discovery and sharing, bringing this to the area of Science. In the nursery school, the group actively participated in activities that involve moving, guess, feel, sing, dance ... and with no identified need, we chose to provide a set of activities in which the five senses were put "to the test". Thus, the project "won" name: "Action learning and knowledge of the world: Reorganizing and equipping the area of science and sensory exploitation" In general, the design of pedagogical intervention challenged both contexts to know the world around them through exploration of different materials, providing moments of learning, sharing ideas, opinions and feelings.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAprendizagem pela açãopor
dc.subjectConhecimento do mundopor
dc.subjectExploraçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectAction learningpor
dc.subjectKnowledge of the worldpor
dc.subjectExplorationpor
dc.subjectCommunicationpor
dc.titleA aprendizagem pela ação e o Conhecimento do Mundo: reorganização e apetrechamento da área das Ciências e a exploração sensorialpor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201472139por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Raquel Sofia Oliveira Vilaça.pdf
Acesso restrito!
4,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID