Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37888
Título: | Desenvolvimento de um clima de aprendizagem ativa em contexto de creche e jardim-de-infância: relato de uma experiência |
Outro(s) título(s): | Development of an active learning environment in the context of day nursery and kindergarten: the story of an experience |
Autor(es): | Oliveira, Daniela Sofia Duarte |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Aprendizagem pela ação Observação Interação Learning through action Observation Interaction |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório descreve e fundamenta o projeto de intervenção pedagógica em
Jardim-de- infância e em contexto de creche, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionada, para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar.
Este projeto procurou, em ambos os contextos, proporcionar diversas experiências de
aprendizagem, num clima de aprendizagem ativa.
A intervenção foi suportada na observação das crianças e do contexto, nas interações
com as crianças, e ainda, no diálogo com a equipa educativa, tendo como referência o modelo
curricular High/Scope que era o modelo adotado pelas educadoras de infância.
As atividades propostas no contexto do projeto proporcionaram às crianças
oportunidades para encontrar respostas para as suas questões, para resolver problemas,
expressar os seus interesses e opiniões. A implementação do projeto de intervenção pedagógica
tornou possível a participação ativa das crianças na construção de novos saberes que foram
sendo construídos no contexto do desenvolvimento do projeto.
O projeto de intervenção pedagógico, desenvolvida em ambos os contextos, contribui
para uma melhor compreensão acerca da importância de promover e proporcionar às crianças
atividades de aprendizagem pela ação e da importância da observação e escuta das crianças. The following report describes and sustains the pedagogical intervention project in a kindergarten and day nursery context, and it was held in the framework of a supervised teaching practice in order to obtain a preschool education master degree. This project pretends to provide, in both contexts, several learning in a active learning environment. The intervention was supported through the observation of children in the different contexts and their interaction, and also in the contact whit the educational team, referenced by the curricular model High/Scope, which was the one adopted by the kindergarten teachers. The proposed activities in the context of the project provided to the children several opportunities to find answers to their questions, to solve problems and to express their interests and opinions. The implementation of the pedagogical intervention project enabled the children their active participation in the construction of new knowledges. This project, in both contexts, contributes to a better understanding about not only the importance of promoting and providing learning activities to children through action but also the importance of observing and listening to the children´s interests. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37888 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela Sofia Duarte Oliveira.pdf Acesso restrito! | 8,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |