Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37825
Título: | A aprendizagem do filosofar através do texto poético |
Outro(s) título(s): | The learning of philosophize through the poetic text |
Autor(es): | Gonçalves, Sara Tiago |
Orientador(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Palavras-chave: | Relatório de estágio Ensino-aprendizagem Poesia Filosofia Training report Teaching and learning Poetry Philosophy |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente trabalho, intitulado A Aprendizagem do Filosofar através do Texto Poético, é o
relatório de estágio profissional concretizado na turma 10ºC da Escola Secundária de Alberto
Sampaio, em Braga, durante o ano letivo 2013-2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da
Filosofia no Ensino Secundário. O mesmo pretende mostrar que os poemas podem promover
nos estudantes a desenvoltura do sentido crítico e da capacidade de problematização inerentes
ao filosofar. Afinal, filosofia e poesia tratam de assuntos semelhantes respeitantes à vida
humana e, por isso, podem muito bem caminhar juntas na estrada do ensino-aprendizagem. As
aulas lecionadas em torno dos valores, ética, direito, política, estética e problemas do mundo
contemporâneo foram, pois, conduzidas no sentido de despertar a consciência filosófica dos
alunos através de textos poéticos prontos a promover interpretações e a desvelar sentidos.
Este relatório pretende, numa primeira parte, revelar aos leitores alguns pensamentos de
autores que se dedicaram a pensar a poesia de um ponto de vista filosófico, oferecendo assim
uma fundamentação científica à tese supramencionada; numa segunda parte, será dada a
conhecer a forma como o projeto foi posto em prática, na sala de aula, e será feita uma
avaliação sobre a sua realização. This work, entitled The Learning of Philosophize through the Poetic Text , is the report of traineeship achieved in 10 º C High School class of Alberto Sampaio, in Braga, during the school year 2013-2014 in the framework of the Master of Teaching Philosophy on High School. It is intended to show that poems can foster a critical sense of resourcefulness and the ability to problem-inherent to philosophize in students. After all, philosophy and poetry deal with similar issues relating to human life and, therefore, may well walk together on the road of teaching and learning. Classes taught around the values, ethics, law, politics, aesthetics, and problems of the contemporary world were therefore conducted in order to arouse the philosophical conscience of students through readings of poetic texts which are ready to promote interpretations and uncover meanings. In its first part this report is intended to reveal to readers some thoughts of authors who have dedicated themselves to think poetry in a philosophical point of view, thus providing a scientific rationale to the above argument; a second part will describe how the project was put into practice in the classroom, and give an evaluation of its implementation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37825 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Tiago Goncalves.pdf | Relatório de Estágio | 4,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |