Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37821

TítuloA literacia visual de alunos do 9º ano de escolaridade: dois estudos sobre a interpretação de cartazes de propaganda e de gráficos
Autor(es)Monteiro, Marta Isabel Pereira Baptista
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Palavras-chaveInterpretação
Cartazes de propaganda política
Gráficos
Alunos
Interpretation
Political propaganda posters
Graphs
Students
Data2014
Resumo(s)O presente estudo insere-se no domínio da Literacia Visual na aula de História e Geografia, cuja natureza é descritiva e qualitativa. Tendo em vista analisar o tipo de leitura de interpretação de cartazes de propaganda política e de gráficos realizada por alunos em contexto de sala de aula, pretendemos encontrar resposta às seguintes questões de investigação: Qual é o tipo de interpretação de cartazes de propaganda política que os alunos do 9ºano de escolaridade realizam? Qual é o tipo de interpretação de gráficos que os alunos do 9º ano de escolaridade realizam na aula de Geografia? A investigação foi elaborada em contexto escolar numa turma de 9º ano de escolaridade, constituída por 20 alunos de uma escola urbana na cidade de Braga, nos temas “A 2ª Guerra Mundial” e “Contrastes de Desenvolvimento”. Os instrumentos de recolha de dados foram fichas de trabalho e no final foi implementada uma ficha de metacognição.
This study falls within the field of Visual Literacy in History and Geography classes, using descriptive and qualitative methodological proceedings. In order to analyze students’ interpretation of political propaganda posters and graphs it intends to find answers to the following research questions: What kind of interpretation of political propaganda posters students perform in history class? What kind of interpretation of graphs students perform in in geography class? The study was developed in urban elementary school in the city of Braga with a class of 9th grade (20 students), during lectures focusing specifically “The 2nd World War” (History) and “Contrasts Development” (Geography). The gathering data instruments were worksheets and a metacognition rubric.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37821
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta Isabel Pereira Baptista Monteiro.pdf2,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID