Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37821
Título: | A literacia visual de alunos do 9º ano de escolaridade: dois estudos sobre a interpretação de cartazes de propaganda e de gráficos |
Autor(es): | Monteiro, Marta Isabel Pereira Baptista |
Orientador(es): | Melo, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Interpretação Cartazes de propaganda política Gráficos Alunos Interpretation Political propaganda posters Graphs Students |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente estudo insere-se no domínio da Literacia Visual na aula de História e Geografia, cuja
natureza é descritiva e qualitativa. Tendo em vista analisar o tipo de leitura de interpretação de cartazes
de propaganda política e de gráficos realizada por alunos em contexto de sala de aula, pretendemos
encontrar resposta às seguintes questões de investigação: Qual é o tipo de interpretação de cartazes de
propaganda política que os alunos do 9ºano de escolaridade realizam? Qual é o tipo de interpretação
de gráficos que os alunos do 9º ano de escolaridade realizam na aula de Geografia? A investigação foi
elaborada em contexto escolar numa turma de 9º ano de escolaridade, constituída por 20 alunos de
uma escola urbana na cidade de Braga, nos temas “A 2ª Guerra Mundial” e “Contrastes de
Desenvolvimento”. Os instrumentos de recolha de dados foram fichas de trabalho e no final foi
implementada uma ficha de metacognição. This study falls within the field of Visual Literacy in History and Geography classes, using descriptive and qualitative methodological proceedings. In order to analyze students’ interpretation of political propaganda posters and graphs it intends to find answers to the following research questions: What kind of interpretation of political propaganda posters students perform in history class? What kind of interpretation of graphs students perform in in geography class? The study was developed in urban elementary school in the city of Braga with a class of 9th grade (20 students), during lectures focusing specifically “The 2nd World War” (History) and “Contrasts Development” (Geography). The gathering data instruments were worksheets and a metacognition rubric. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37821 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta Isabel Pereira Baptista Monteiro.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |