Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37819

TítuloDesenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação
Outro(s) título(s)Tonal grammar development through improvisation in classical guitar lessons
Autor(es)Sousa, Tiago Morais Ribeiro de
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveCriatividade
Improvisação
Tonalismo
Gramática tonal
Guitarra clássica
Ensino especializado
Creativity
Improvisation
Tonality
Tonal grammar
Classical guitar
Specialized teaching
Data2014
Resumo(s)As competências funcionais relacionadas com a apropriação da gramática tonal são reconhecidas pelos autores de referência da pedagogia musical como decisivas na formação de um músico. Neste sentido, o presente trabalho pretende ser um contributo à investigação das vantagens e desvantagens da inclusão de novos elementos de carácter criativo no âmbito da aula de instrumento no ensino especializado da música que visem desenvolver tais competências. Para tal efeito, elaborou-se um programa de introdução à prática da improvisação rítmico-tonal constituído por dezasseis pequenas atividades que se pudessem incluir, como complemento ao currículo atual, no âmbito das aulas de guitarra clássica. Este conjunto de atividades tem como objetivo, por um lado, aprofundar o programa curricular atual segundo outras perspetivas e, por outro, desenvolver o estudo, a familiaridade e a apropriação da gramática tonal. Os resultados obtidos indicam que o programa de atividades aqui proposto se adequa satisfatoriamente à estrutura curricular da aula de guitarra clássica e que pode, de facto, servir como forma de desenvolvimento das competências referidas.
Functional competencies related with the appropriation of tonal grammar are acknowledged by major authors in musical pedagogy as decisive in the training of any musician. As such, the present work is intended as a contribution to the research into the advantages and disadvantages of introducing new elements of a creative nature into instrument classes in the context of specialized music education, elements aimed at the development of such skills. For this purpose, an introductory program to the practice of tonal-rhythmic improvisation was devised, consisting of sixteen small activities that could be added to the current curriculum, in the context of classical guitar lessons. This set of activities aims, firstly, to enrich the current curriculum with a widening perspective, and secondly, to improve the study and mastery of tonal grammar. The end results suggest that the program of activities proposed here is suited to the curriculum of classical guitar class and can indeed serve as a means of developing the abovementioned skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37819
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tiago Morais Ribeiro de Sousa.pdf2,97 MBAdobe PDFVer/Abrir
Gravacoes_atividades.zip74,58 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID