Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37783
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Júlio | por |
dc.contributor.author | Cruz, Judite Zamith | por |
dc.contributor.author | Anastácio, Zélia | por |
dc.contributor.author | Fernandes, Rita | por |
dc.date.accessioned | 2015-10-27T10:28:13Z | - |
dc.date.available | 2015-10-27T10:28:13Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/37783 | - |
dc.description | Publicado em "Atas CIAIQ2015. Vol. 2: Investigação qualitativa em educação". ISBN 978-972-8914-55-4 | por |
dc.description.abstract | O objetivo do Estudo de Caso sobre narrativas gráficas é introduzir a investigação qualitativa psicossocial na imagética e na entrevista semiestruturada e individual, o que permite explorar potencialidades da metodologia visual [1] e análise crítica do discurso [2]. Na temática amores de infância, foram abordadas facetas do amor real/imaginado, visualmente representado e debatido, por 33 meninas e 22 meninos, de 5-12 anos, oriundos de meio (semi)rural português. Nos diálogos sobre os pictogramas de “pares”, os pequenos evitaram representar-se nas interações, discriminado o estereótipo de género. Os casais desenhados “não familiares” se gostavam muito, unidos por “amizade” e/ou “amor-paixão”, definidos como “namorados”. Debateram-se significados do amor «tipo amigos [e] a dar beijinhos na boca», em que foram as raparigas a desenhar o beijar e eles a ousar falar disso. | por |
dc.description.abstract | The objective of the Case Study of graphic narratives is to introduce a qualitative psychosocial research about imagery and semi-structured and individual interview, which allowed us to explore the potential of visual methodology [1] and critical discourse analysis [2]. On the subject of childhood loves, facets of real/imagined love were discussed, visually represented by 33 girls and 22 boys, aged 5-12 years old, coming from semi(rural) areas of Portugal. In the dialogues about the pictograms of "peers", children avoided representing themselves in interactions, with a presentation of the gender stereotype. “Nonfamiliar” drawn couples loved each other, joined by “friendship” and/or “passionate love”, defined as “boy/girlfriend”. The debate on the meaning of love was of the «type friends [and] to give kisses on the mouth», where girls drew the kissing and the boys dared to talk about it. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Amor | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Género | por |
dc.subject | Pictograma | por |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Love | por |
dc.subject | Children | por |
dc.subject | Genre | por |
dc.subject | Pictogram | por |
dc.subject | Discourse | por |
dc.title | Análise de discurso e metodologia visual: significados do amor para crianças portuguesas | por |
dc.title.alternative | Discourse analysis and visual methodology: meanings of love for Portuguese children | - |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 05 - 07 ag. 2015 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 119 | por |
oaire.citationEndPage | 122 | por |
oaire.citationConferencePlace | Aracaju, Brasil | por |
oaire.citationTitle | 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) e 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação | por |
sdum.conferencePublication | 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) e 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise de discurso.pdf | 697,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |