Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37783

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Júliopor
dc.contributor.authorCruz, Judite Zamithpor
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.authorFernandes, Ritapor
dc.date.accessioned2015-10-27T10:28:13Z-
dc.date.available2015-10-27T10:28:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37783-
dc.descriptionPublicado em "Atas CIAIQ2015. Vol. 2: Investigação qualitativa em educação". ISBN 978-972-8914-55-4por
dc.description.abstractO objetivo do Estudo de Caso sobre narrativas gráficas é introduzir a investigação qualitativa psicossocial na imagética e na entrevista semiestruturada e individual, o que permite explorar potencialidades da metodologia visual [1] e análise crítica do discurso [2]. Na temática amores de infância, foram abordadas facetas do amor real/imaginado, visualmente representado e debatido, por 33 meninas e 22 meninos, de 5-12 anos, oriundos de meio (semi)rural português. Nos diálogos sobre os pictogramas de “pares”, os pequenos evitaram representar-se nas interações, discriminado o estereótipo de género. Os casais desenhados “não familiares” se gostavam muito, unidos por “amizade” e/ou “amor-paixão”, definidos como “namorados”. Debateram-se significados do amor «tipo amigos [e] a dar beijinhos na boca», em que foram as raparigas a desenhar o beijar e eles a ousar falar disso.por
dc.description.abstractThe objective of the Case Study of graphic narratives is to introduce a qualitative psychosocial research about imagery and semi-structured and individual interview, which allowed us to explore the potential of visual methodology [1] and critical discourse analysis [2]. On the subject of childhood loves, facets of real/imagined love were discussed, visually represented by 33 girls and 22 boys, aged 5-12 years old, coming from semi(rural) areas of Portugal. In the dialogues about the pictograms of "peers", children avoided representing themselves in interactions, with a presentation of the gender stereotype. “Nonfamiliar” drawn couples loved each other, joined by “friendship” and/or “passionate love”, defined as “boy/girlfriend”. The debate on the meaning of love was of the «type friends [and] to give kisses on the mouth», where girls drew the kissing and the boys dared to talk about it.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAmorpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectPictogramapor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectLovepor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectGenrepor
dc.subjectPictogrampor
dc.subjectDiscoursepor
dc.titleAnálise de discurso e metodologia visual: significados do amor para crianças portuguesaspor
dc.title.alternativeDiscourse analysis and visual methodology: meanings of love for Portuguese children-
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate05 - 07 ag. 2015por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage119por
oaire.citationEndPage122por
oaire.citationConferencePlaceAracaju, Brasilpor
oaire.citationTitle4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) e 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicaçãopor
sdum.conferencePublication4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) e 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Análise de discurso.pdf697,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID